NOVIDADE

Novos Jogos Mortais devem resgatar o espírito dos originais, segundo James Wan

Jogos Mortais é uma das franquias mais lucrativas da história do terror, com mais de US$ 1 bilhão arrecadados globalmente ao longo de dez filmes

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Novos Jogos Mortais devem resgatar o espírito dos originais, segundo James Wan
Novos Jogos Mortais devem resgatar o espírito dos originais, segundo James Wan - Divulgação/Lionsgate

A Blumhouse adquiriu recentemente os direitos para produzir os próximos filmes da franquia Jogos Mortais, levando a série de volta ao seu criador original, James Wan, que revelou que quer trazer de volta o espírito dos filmes originais.

James Wan, que dirigiu o primeiro filme da franquia, em 2004, volta agora com um papel criativo mais ativo após fundir sua produtora, a Atomic Monster, com a Blumhouse em 2024. “Jogos Mortais ocupa um lugar especial no meu coração”, declarou o cineasta.

Voltar a esse universo com uma nova perspectiva é empolgante e profundamente pessoal. Para mim, será um retorno criativo significativo à franquia, com a intenção de resgatar o espírito original e, ao mesmo tempo, levar o legado adiante de forma ousada e inesperada.

Conhecida por sucessos do terror como Uma Noite de Crime, M3GAN, Sobrenatural, entre outros, a Blumhouse comprou a parte da franquia pertencente aos produtores Oren Koules e Mark Burg, por um valor não divulgado.

Segundo Koules, “este é o momento certo para passar o bastão”, enquanto Burg afirmou que deseja “seguir em frente e contar novas histórias”. A Lionsgate, que distribuiu os dez primeiros filmes da série, permanece como parceira, mantendo 50% da propriedade da franquia e todos os direitos de distribuição nos Estados Unidos.

Jason Blum, fundador da Blumhouse, destacou o impacto cultural duradouro da série: “Jogos Mortais definiu uma geração do horror. Seu impacto cultural continua a crescer, tornando-se um investimento estratégico em uma das propriedades mais reconhecidas e bem-sucedidas do gênero nas últimas duas décadas.Blum também confirmou o retorno de Leigh Whannell, roteirista do primeiro filme, que, junto com Wan, reassumirá um papel ativo na criação dos próximos capítulos da saga.

Jogos Mortais é uma das franquias mais lucrativas da história do terror, com mais de US$ 1 bilhão arrecadados globalmente ao longo de dez filmes. A série acompanha o infame assassino John “Jigsaw” Kramer, conhecido por submeter suas vítimas a armadilhas sádicas e jogos de sobrevivência física e psicológica. Além do cinema, a marca expandiu-se para quadrinhos, videogames, atrações em parques temáticos, brinquedos e produtos de vestuário.

Apesar de a Lionsgate ainda deter 50% da franquia, a produtora enfrenta um impasse com a Twisted Pictures sobre o futuro de Jogos Mortais XI, inicialmente planejado para setembro de 2025. O projeto, com roteiro de Patrick Melton e Marcus Dunstan e direção de Kevin Greutert (responsável por Jogos Mortais X), foi paralisado após divergências criativas.

Fonte: NME

LEIA TAMBÉM: Ma, terror de 2019 com Octavia Spencer, vai ganhar sequência

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Blumhouse, james wan, Jogos Mortais