Produtora afirma que projeto cancelado de David Lynch foi ‘a melhor coisa que ele já fez’
Escrita por Lynch cerca de um ano antes do início da pandemia de COVID-19, a série chegou a entrar em pré-produção após ser adquirida pela Netflix
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
Sabrina Sutherland, produtora de longa data do diretor David Lynch, morto aos 78 anos em janeiro de 2025, revelou novos detalhes sobre Unrecorded Night, série misteriosa que o cineasta desenvolvia antes de morrer e que acabou cancelada durante a pandemia. Segundo ela, o projeto seria “a melhor coisa que ele já fez”.
Escrita por Lynch cerca de um ano antes do início da pandemia de COVID-19, a série se passaria em Los Angeles e chegou a entrar em pré-produção após ser adquirida pela Netflix. No entanto, com a paralisação global das produções, o projeto foi sendo adiado até ser oficialmente cancelado.
Pouco se sabe sobre o conteúdo da série, mas Sutherland, em entrevista à revista A Rabbit’s Foot (via NME), destacou o potencial da obra: “Posso dizer que foi provavelmente a melhor coisa que ele já fez. Era uma culminação de muitas coisas. Trabalhamos nisso por mais de dois anos no roteiro e continuávamos escrevendo até o momento em que ele faleceu.”
Mesmo com o cancelamento na Netflix, Lynch não havia desistido do projeto. “Estávamos nos preparando para voltar à Netflix porque ele havia reformulado algumas coisas, e o projeto se tornou ainda melhor do que já era. Espero que um dia as pessoas possam experimentá-lo de alguma forma”, acrescentou Sutherland.
A filha do diretor, Jennifer Lynch, também revelou recentemente que a família considera publicar o roteiro de Unrecorded Night como uma obra literária. “Nenhum de nós tentou levar a série adiante em seu lugar. Estamos pensando em oferecê-la como uma peça publicada, para que as pessoas possam entrar em contato com suas ideias. Seria muito triste se o público não pudesse conhecê-la”, afirmou.
Outro colaborador próximo, o diretor de fotografia Peter Deming, deu mais detalhes sobre o projeto engavetado. Segundo ele, Unrecorded Night não teria ligação com Twin Peaks, outra obra icônica de Lynch. “Definitivamente era algo original. Não sei exatamente como seria o formato, mas seriam muitos episódios, porque David amava o que chamava de ‘história contínua’. Ele me dizia: ‘Não vou mais fazer filmes. Quero contar histórias longas, porque adoro histórias longas’.” Deming descreveu ainda o roteiro como “muito denso” e “um mistério realmente interessante. É uma pena. Teria sido muito bom.”
Fonte: NME
LEIA TAMBÉM: Qual a ordem cronológica dos filmes e séries de Twin Peaks?