SAIBA TUDO

Conheça Kneecap: Música e Liberdade, filme sobre trio irlandês acusado de terrorismo

Rapper Mo Chara, do trio irlandês, enfrenta acusação de terrorismo após show em Londres; história recente não faz parte da trama do longa

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Conheça Kneecap: Música e Liberdade, filme sobre trio irlandês acusado de terrorismo
Conheça Kneecap: Música e Liberdade, filme sobre trio irlandês acusado de terrorismo - Divulgação/Curzon Film

Kneecap: Música e Liberdade, cinebiografia musical que retrata a formação do trio de rap Kneecap, composto por JJ Ó Dochartaigh (DJ Próvaí), Naoise Ó Cairealláin (Móglaí Bap) e Liam Ó g Ó hAnnaidh (Mo Chara), três jovens de Belfast que decidem expressar sua identidade cultural e resistência ao domínio britânico por meio do rap entoado na língua irlandesa, chega em breve ao streaming. Saiba mais em:

Do que se trata?

Quando JJ, professor em uma escola de imersão na língua, descobre o talento lírico dos colegas, surge uma parceria que transforma o grupo em figuras centrais de um movimento de direitos civis, enfrentando a repressão da polícia, a simpatia indesejada de radicais de direita e o repúdio generalizado da mídia. Entretanto, contra todas as possibilidades, sua popularidade atingiu níveis impensáveis, superando as fronteiras de Belfast e da Irlanda do Norte.

Escrito e dirigido por Rich Peppiatt, Kneecap estreou no Festival de Sundance de 2024 — sendo o primeiro longa em língua irlandesa no evento — e venceu o Prêmio do Público. Com cenas intensas e trechos de performances reais da banda, a narrativa equilibra a urgência política com uma energia punk-rap recheada de humor e confrontos contra o Sistema. 

Além de premiado em Sundance, a produção também venceu o BIFA como Melhor Filme Britânico Independente, o BAFTA de Melhor Filme de Estreia e ainda foi selecionado para representar a Irlanda no Oscar 2025.

Quem está no elenco?

O elenco destaca os próprios rappers vivendo a si mesmos, acompanhados por atores coadjuvantes famosos, incluindo Michael Fassbender (X-Men: Fênix Negra), entre outros.

Acusação de terrorismo

A acusação surgiu após uma apresentação do grupo em novembro de 2024, quando Mo Chara (nome artístico de Liam Óg Ó hAnnaidh, 27 anos) teria exibido uma bandeira do Hezbollah, organização classificada como terrorista pelo governo britânico. Imagens do show também mostrariam outro integrante gritando “Viva o Hamas, viva o Hezbollah”, o que levou à abertura de uma investigação por parte da polícia antiterrorismo.

Desde então, o Kneecap nega qualquer ligação com grupos armados ou incitação à violência, classificando o processo como “policiamento político” e “carnaval de distração”. Em comunicado, o trio afirmou: “Não somos a história. O genocídio é”.

O caso ganhou repercussão internacional após a apresentação polêmica no Coachella 2025, quando os telões do palco exibiram os dizeres “Fuck Israel” e os rappers acusaram Israel de cometer genocídio com apoio dos Estados Unidos.

No tribunal, Mo Chara apenas confirmou sua identidade e foi liberado sob fiança, com a próxima audiência marcada para 20 de agosto.

Onde assistir?

A partir de sexta-feira, 27 de junho, o longa estará disponível na Max. Assista ao trailer:

LEIA TAMBÉM: Marge Simpson morre no episódio final de Os Simpsons; entenda

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: kneecap, Kneecap: Música e Liberdade