APENAS AO VIVO

Por que Neil Young proibiu transmissão de show no Glastonbury?

Artista se envolveu em desentendimentos com a emissora nos últimos meses e chegou a cancelar participação no festival na Inglaterra

Daniel Kreps - Rolling Stone EUA

Neil Young (Foto: Kevin Winter/Getty Images)
Neil Young (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Neil Young e os Chrome Hearts serão a atração principal do Glastonbury no próximo sábado, 28, mas quebrando a tradição, a apresentação não será transmitida pela BBC.

Em janeiro, depois de Young aparecer entre os primeiros artistas nomeados para a edição de 2025 do festival na Inglaterra, o roqueiro anunciou que estava desistindo de sua apresentação, sugerindo que o motivo seria a parceria do evento com a emissora.

“Disseram-nos que a BBC agora era parceira em Glastonbury e queria que fizéssemos muitas coisas em que não estávamos interessados. Parece que Glastonbury agora está sob controle corporativo e não é como eu me lembrava”, disse Young na época, sem revelar quais exigências teriam sido feitas aos artistas. “Não tocaremos em Glastonbury nesta turnê porque é um desestímulo corporativo, e não para mim como costumava ser.”

No entanto, dias depois, Young retornou ao festival, escrevendo que saiu “devido a um erro nas informações recebidas” e que “felizmente, o festival voltou ao nosso roteiro e estamos ansiosos para tocar!”

Seis meses depois, parece que os problemas de Young eram com a BBC e não com Glastonbury (e não foram resolvidos): quando a emissora revelou a programação do festival no início desta semana, o músico não estava na lista, conforme sua vontade.

“A pedido do artista, não faremos a transmissão ao vivo do show de Neil Young“, disse um porta-voz da BBC em um comunicado ao Telegraph. “Nossos planos, incluindo os de nossos programas de destaques na TV e a cobertura sob demanda, continuam sendo finalizados até e durante o festival.” Em vez disso, os espectadores assistirão ao show de Charli XCX.

A última apresentação de Young em Glastonbury foi em junho de 2009, com a BBC transmitindo apenas alguns trechos. “A BBC passou os últimos meses conversando com a equipe de Neil sobre quanto de sua apresentação poderíamos exibir na TV, no rádio e online durante o fim de semana de Glastonbury“, escreveram em um comunicado aos fãs que se perguntavam por que a apresentação inteira não foi exibida. “A carreira de Neil Young foi conduzida em seus próprios termos. Ontem à noite, a equipe de dele concordou em permitir que a TV e o rádio transmitissem cinco músicas. Eles acreditam no evento ao vivo e em preservar seu mistério e o de seu artista.”

Artigo publicado em 26 de junho de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.

+++LEIA MAIS: Quando Michael Stipe foi barrado do próprio show do R.E.M. no Glastonbury

+++LEIA MAIS: Lana Del Rey cutuca Glastonbury por show interrompido: “vale a pena”

TAGS: festival, Glastonbury, neil young