Taylor Swift: Adolescente é acusado por planejar ataque em show
Cantora foi forçada a cancelar três apresentações na Áustria em 2024 após autoridades identificarem ameaça de atentado terrorista
Tomás Mier
Um adolescente na Alemanha foi denunciado por ajudar a planejar um atentado ao show da The Eras Tour, de Taylor Swift, em Viena. Identificado como Mohammad A, o jovem foi acusado de interpretar instruções para a construção de bombas e traduzir o juramento de fidelidade do grupo terrorista Estado Islâmico para o principal suspeito do atentado.
O adolescente, que é originário da Síria, foi acusado de apoiar uma organização terrorista estrangeira e de ajudar a preparar “um grave ato de violência que coloca o Estado em risco”.
Um cidadão austríaco de 19 anos já havia sido preso como principal suspeito no caso, depois que a polícia encontrou facões, facas, produtos químicos e temporizadores para armar explosivos no show cancelado. Os policiais também encontraram propaganda do Estado Islâmico na casa dos pais do homem em Ternitz, a 64 quilômetros de Viena.
Em agosto passado, Swift foi forçada a cancelar três shows na cidade austríaca devido a ameaças terroristas. Embora não tenha se pronunciado publicamente sobre os cancelamentos, ela posteriormente publicou um comunicado chamando a situação de “devastadora”.
“O motivo dos cancelamentos me encheu de um novo sentimento de medo e uma tremenda culpa, porque tantas pessoas tinham planejado ir àqueles shows”, escreveu ela em 21 de agosto. “Mas também fiquei muito grata às autoridades porque, graças a elas, estávamos de luto por shows e não por vidas. Fiquei encorajada pelo amor e pela união que vi nos fãs que se uniram.”
Na época, ela acrescentou: “Deixem-me ser bem clara: não vou falar sobre algo publicamente se achar que isso pode provocar aqueles que querem prejudicar os fãs que comparecem aos meus shows… Em casos como este, ‘silêncio’ é, na verdade, demonstrar contenção e esperar para se expressar no momento certo. Minha prioridade era terminar nossa turnê europeia com segurança, e é com grande alívio que posso dizer que conseguimos.”
A polícia vienense informou inicialmente ter prendido dois homens que planejavam realizar ataques pela cidade. Os dois teriam jurado lealdade ao grupo terrorista e se radicalizado pela internet. Segundo o New York Times, um jovem de 17 anos preso na época foi liberado sem acusação formal.
Artigo publicado em 27 de junho de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.
+++LEIA MAIS: Taylor Swift compra pulseira da amizade gigante por 13 mil doláres
+++LEIA MAIS: Taylor Swift: Polícia identifica restos humanos encontrados perto da casa da artista