A história de quando Ozzy mordeu um morcego, contada por ex-baixista
Rudy Sarzo, que também tocou com Dio, Whitesnake e Quiet Riot, relembra um dos episódios mais infames do eterno vocalista do Black Sabbath
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Dentre vários episódios infames que marcaram a carreira de Ozzy Osbourne, um se destaca. Em 1982, o à época ex-vocalista do Black Sabbath mordeu a cabeça de um morcego em pleno palco. Foi a senha para ele entrar de vez na lista de personagens infames do rock.
Um outro personagem, não tão excêntrico, estava lá e viu tudo de perto. Rudy Sarzo, que tocou na banda solo de Ozzy entre 1981 e 1982, relembrou a história em entrevista à Metal Hammer.
O baixista, que também já integrou Blue Öyster Cult, Quiet Riot, Whitesnake, Dio e outras bandas de hard/heavy metal, recorda:
“O morcego caiu bem na minha frente no palco. Eu vi aquela coisa, olhei para o Ozzy e apontei com o headstock do meu baixo, mas continuei batendo cabeça.”
Ao fim do show, realizado em Des Moines, Iowa, nos Estados Unidos, o baixista descobriu que o caso não havia sido tão simples assim.
Ele conta:
“Havia uma ambulância esperando pelo Ozzy. Então eu perguntei à Sharon (Osbourne): ‘O que aconteceu?’ E ela respondeu: ‘Ah, o Ozzy mordeu um morcego. E não conseguimos encontrá-lo porque ele cuspiu de volta ao pit’. Então, tiveram que levá-lo para o pronto-socorro.”
Ozzy Osbourne sobre o morcego
Em 2022, na ocasião do aniversário de 40 anos desse episódio bizarro, Ozzy contou à Rolling Stone EUA o que o motivou a morder a cabeça do morcego:
“Achei que fosse um morcego de borracha. Peguei, coloquei na boca, mastiguei e mordi, sendo o palhaço que sou.”
O resultado? Vacinas e mais vacinas para não ficar doente:
“Morcegos são os maiores transmissores de raiva do mundo. Eu tive que ir ao hospital depois, e eles começaram a me dar vacinas contra raiva. Eu tinha que tomar uma em cada nádega e tinha que tomar todas as noites.”
Despedida do Black Sabbath — e de Ozzy
Neste sábado,5, Ozzy se despedirá dos palcos. Ele se apresenta em show solo e também com o Black Sabbath no evento Back to the Beginning, que marcará a saída de cena da banda que fundou o heavy metal.
O Back to the Beginning será realizado no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra. Haverá transmissão por meio do site oficial do festival.
Veja as demais atrações:
Metallica
Guns N’ Roses
Tool
Slayer
Pantera
Gojira
Alice in Chains
Halestorm
Lamb of God
Anthrax
Mastodon
Rival Sons
Convidados adicionais:
Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
David Draiman (Disturbed)
Duff McKagan
Fred Durst (Limp Bizkit)
Lzzy Hale
Jake E. Lee
Jonathan Davis (Korn)
K.K. Downing
Mike Bordin (Faith No More)
Papa V Perpetua (Ghost)
Rudy Sarzo
Sammy Hagar
Slash
Sleep Token II (Sleep Token)
Tom Morello
O evento terá caráter beneficente, com todo o lucro destinado a três instituições de caridade: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
+++ LEIA MAIS: Os problemas de saúde que acometeram Bill Ward nas últimas décadas
+++ LEIA MAIS: A grave doença que quase nos tirou Tony Iommi na última década
+++ LEIA MAIS: Por que Geezer Butler, autor de várias letras sobre o diabo, nunca fala palavrão