Quando Jimmy Page e Ron Wood dançaram no palco de Compadre Washington
Guitarristas do Led Zeppelin — que chegou a morar na Bahia — e dos Rolling Stones têm algumas histórias inusitadas no Brasil
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Jimmy Page, do Led Zeppelin; Ronnie Wood, dos Rolling Stones; e Compadre Washington, do É o Tchan. Todos no mesmo palco.
Sim, tal episódio é verídico. Integra a lista de histórias inusitadas que Page e Wood já vivenciaram no Brasil.
Não quer dizer, porém, que os três tenham subido ao palco para tocarem juntos. Quem conta e fornece mais detalhes desse rolê aleatório é o empresário musical Alexandre Ktenas, que já trabalhou com Los Hermanos, É o Tchan e outros artistas.

De acordo com Ktenas, em entrevista ao Corredor 5, Jimmy Page e Ronnie Wood estavam em um bar em Salvador, na Bahia, que, por coincidência, receberia um show de Compadre Washington naquela noite.
Ele relembra o contexto da história:
“Um dia me liga o Compadre Washington: ‘Ktenas, estou lançando uma banda nova, vai ter um show no Lagoa Mar‘. Lagoa Mar era um bar em Salvador. Eu fui. Era uma segunda-feira à noite. Chego lá, aquele clima de Salvador: acarajé, dançarinas, Compadre Washington cantando…”

Até que algo diferente chamou a atenção. O empresário comenta:
“Quando olho lá no fundo, tinha dois cabeludos. Quem era? Jimmy Page. ‘Alex, que legal te ver. Vem conhecer meu amigo, meu irmão, Ron’. Quando ele vira, quem é o cara? Ron Wood! Simplesmente estavam o guitarrista do Led Zeppelin e dos Rolling Stones naquele show, com as duas namoradas. Cinco minutos depois estávamos nós cinco em cima do palco, bêbados, dançando com o Compadre Washington. E não tem um registro disso! Tempos sem celular com foto…”
Ver essa foto no Instagram
Jimmy Page no Brasil
O relato bate com o período em que Jimmy Page morou na Bahia. Entre 1994 e 2008, ele foi casado com a americana Jimena Gómez, radicada no Brasil, e fixou residência em Lençóis (BA), ainda que sem abandonar Londres totalmente.
Todos os detalhes dessa estadia do guitarrista do Led Zeppelin no país estão no livro Jimmy Page no Brasil (2021), do jornalista e escritor Leandro Souto Maior.
Segundo a pesquisa, Page teve três casas em Lençóis e também curtia visitar Salvador. O autor conta, em entrevista ao site Igor Miranda, que o fato de não ter tanto assédio de fãs e imprensa na Bahia era algo que agradava o guitarrista:
“Há vários relatos de que ele não era reconhecido em Salvador como seria no Rio ou em São Paulo. Era disso que ele gostava na Bahia. Ele se sentia muito à vontade em sair nas ruas de Salvador, até para comprar um cigarro na esquina. Acho que ele conseguiu ficar anônimo por um bom tempo.”

Ronnie Wood e a relação com o Brasil
Ronnie Wood, por sua vez, não chegou a morar no Brasil, mas esteve no país com os Rolling Stones diversas vezes. A primeira passagem foi em 1995, na turnê do álbum Voodoo Lounge (1994). Curiosamente, décadas antes, ele apareceu em uma foto promocional do disco Black and Blue (1976), seu primeiro com os Stones.
Depois a banda retornou em 1998, 2006 — quando fez o histórico show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro — e em 2016, a última ocasião até o momento.
Em 1998, Ronnie viveu situações no mínimo curiosas. Jogou futebol com Bebeto (via Folha de S. Paulo), atacante da seleção brasileira e, à época, do Botafogo, e escapou ileso de um incêncio de lancha.
Nesta última, os relatos são de que o guitarrista, a esposa, Jo Wood, e o filho, Tyrone Wood, estavam em um passeio em Angra dos Reis quando a lancha apresentou falha mecânica que gerou um incêndio de grandes proporçôes (via Nave Criativa).
Ron e seus familiares conseguiram deixar a lancha em segurança, pois passaram para um outro barco, ocupado por jornalistas que cobriam a passagem dos Stones pelo Brasil. O guitarrista não deixou de brincar com a situação na época:
“Graças a Deus pelos paparazzi. Às vezes eles salvam vidas.”
+++ LEIA MAIS: O disco do Led Zeppelin que mudou a história da música, segundo Jimmy Page
+++ LEIA MAIS: Quando John Frusciante tentou convencer Jimmy Page a tocar com sua banda favorita
+++ LEIA MAIS: A música que mostra Jimmy Page no auge, segundo Eddie Van Halen