DEBATE CRESCENTE

Quanto tempo em média fãs ficarão no celular em shows do Oasis, segundo estudo

Empresa de telefonia britânica fez uma estimativa levando em consideração a turnê de reunião da banda — e os números são impressionantes

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda

Oasis durante show de reunião no País de Gales
Oasis durante show de reunião no País de Gales - Foto: Samir Hussein / WireImage

Uma empresa de telefonia britânica, a Compare and Recycle, fez um estudo interessante — e, ao mesmo tempo, preocupante. A iniciativa leva em conta a nova turnê do Oasis, que se reuniu para shows de despedida após um hiato de 16 anos.

A companhia se propôs a levantar quanto tempo em média os fãs da banda vão gastar durante os shows da Oasis Live ’25 Tour para gravar imagens do grupo no palco, tocando algumas de suas músicas preferidas, para, provalmente, nunca mais assistirem a elas.

De acordo com o estudo (via Guitar.com), os fãs permanecerão em média 12 minutos de cada apresentação vendo os irmãos Noel e Liam Gallagher apenas pela tela de seus smartphones.

Pode parecer pouco, mas não é. Vale ressaltar que essa é uma média, e alguns fãs ficarão bem mais tempo que isso filmando trechos de cada show.

Oasis durante show de reunião no País de Gales
Oasis durante show de reunião no País de Gales – Foto: Samir Hussein / WireImage

 

Além disso, com essa média a Compare and Recycle chegou a um número alarmante, pois o estudo também indicou que os fãs deverão perder coletivamente — ou seja, somando todo o público estimado para os shows da turnê — um total de 17,3 milhões de minutos gravando com seus celulares.

Isso é algo equivalente, para se ter uma ideia, a 33 anos de shows ininterruptos do Oasis.

Detalhes do estudo

O estudo foi feito com base em uma pesquisa que entrevistou 1.100 adultos britânicos que possuem smartphones e frequentam shows. A coleta de dados foi realizada entre os dias 7 e 11 de junho de 2025.

A Compare and Recycle também chegou a outros dados, como:

  • Mais de um a cada quatro (28%) dos entrevistados admite que nunca assistiu novamente aos vídeos que gravou durante um show;
  • 41% dos entrevistas dizem que já perderam partes importantes de um show porque estavam ocupados filmando com o celular;
  • Mais de um terço (38%) dos entrevistados diz achar irritante quando outras pessoas filmam durante um show.

O estudo ainda apontou que a Oasis Live ’25 Tour vai consumir quase 1,7 milhão de gigabytes de armazenamento com fotos e vídeos de shows — algo equivalente a 13.266 celulares com capacidade de 128 gigas.

Alerta

Antonia Hristov, chefe de marketing da Compare and Recycle, alerta:

“Não só uma enorme quantidade de armazenamento do telefone é desperdiçada em filmagens que nunca serão assistidas novamente, como muitos fãs também estão perdendo as experiências que buscavam. Artistas como Chris Martin e Bob Dylan já defenderam shows sem celular, e podemos ver mais artistas seguirem o exemplo.”

Ela acrescenta:

“Gravar um ou dois clipes da sua música favorita é aceitável. Mas, para o bem das suas memórias e do armazenamento do seu telefone, considere aproveitar o resto da noite com seus olhos e ouvidos, não com a tela.”

A reunião do Oasis

A turnê de reunião do Oasis começou em 4 de julho na cidade de Cardiff, no País de Gales, e também percorre locais como Inglaterra, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, México, Japão e outros.

Em novembro, os irmãos Gallagher desembarcam na América do Sul. No Brasil, eles tocarão duas vezes em São Paulo, nos dias 22/11 e 23/11, no Morumbis.

+++ LEIA MAIS: Por que a ex-esposa de Noel Gallagher deixou o show do Oasis antes do fim?
+++ LEIA MAIS: O músico que transformou o Oasis, segundo Noel Gallagher
+++ LEIA MAIS: Veja setlist e vídeos do primeiro show da reunião do Oasis

TAGS: Liam Gallagher, Noel Gallagher, Oasis