“BOMBARDEADO POR MENSAGENS”

O baterista que fãs desejam de volta ao Pearl Jam

Músico que integrou a banda na década de 1990 agradeceu pelo carinho do público, mas garantiu que não enxerga uma reaproximação

Igor Miranda (@igormirandasite)

Dave Abbruzzese, ex-baterista do Pearl Jam, em 1993
Dave Abbruzzese, ex-baterista do Pearl Jam, em 1993 - Foto: Jeff Kravitz / FilmMagic

Com a notícia de que Matt Cameron está fora do Pearl Jam, muitos fãs começaram a especular: quem será o novo baterista? Essa informação não deve ser divulgada em breve, visto que a banda recém-concluiu a turnê do álbum Dark Matter (2024) e tem apenas um show marcado para o restante de 2025 — podendo até mesmo realizar com algum substituto.

Um nome bastante citado pelo público é o de Dave Abbruzzese, músico que fez parte do grupo entre 1991 e 1994. Além de ter realizado a turnê do disco de estreia Ten (1991), ele participou das gravações dos álbuns Vs. (1993) e Vitalogy (1994), além de ter tocado no show acústico registrado para o quadro MTV Unplugged.

Todavia, o instrumentista de 57 anos se manifestou assim que os boatos foram iniciados. Por meio das redes sociais (via site Igor Miranda), Abbruzzese escreveu um longo texto explicando que não há qualquer chance de ele voltar, já que a relação com os ex-colegas basicamente inexistiu ao longo das últimas décadas.

Em trecho, ele afirma:

“Minhas páginas no Facebook e Instagram foram bombardeadas com milhares de posts, mensagens e e-mails, pedindo para eu ligar para o Pearl Jam e tentar uma reconciliação. Para deixar claro, não tenho nada a reconciliar com eles. Minha saída da banda e os problemas que vieram depois, causados pelas ações da gestão da banda e da antiga gravadora, não foram totalmente por minha causa.”

Dave Abbruzzese não guarda ressentimentos do Pearl Jam

Dave garante não guardar ressentimentos e declara, inclusive, que aceitaria tocar com os ex-colegas caso recebesse um convite. Entretanto, ele vê a situação como improvável. Outro fragmento do texto reflete:

“Tirando alguns comentários e atitudes pequenas que nunca entendi ou esperei, nunca coloquei a culpa nem guardei ressentimento contra os integrantes da banda. […] Embora eu nunca tenha entendido o que foi tão importante para destruir a química musical que tínhamos naquela época, não posso fazer nada sobre isso, pelo menos nada que eu consiga imaginar.”

Por fim, o americano pediu para os fãs não enviarem mais mensagens solicitando uma “reconciliação”. E arrematou:

“Esses anos desde 1995 me ajudaram a crescer como pessoa e músico. Parece que os caras da banda amadureceram e cresceram tanto quanto eu, mas o fato de eu não ter tido nenhum contato pessoal com nenhum deles me faz acreditar que a distância entre nós é muito grande para haver qualquer reconexão ou reconciliação. Isso é uma pena e me entristece muito. Sei que poderia e teria muito a contribuir se uma tentativa de contato realmente acontecesse, mas infelizmente não vejo isso acontecendo.”

Matt Cameron fora do Pearl Jam

Após 27 anos, Matt Cameron deixa de ser o baterista do Pearl Jam. A decisão foi anunciada pelo próprio músico em publicação nas redes sociais.

Cameron, hoje com 62 anos, se juntou ao grupo de Eddie Vedder (voz), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra) e Mike McCready (guitarra) em 1998. À época, a banda que ele integrava, o Soundgarden, havia se desmanchado. Já seus futuros parceiros tinha perdido Jack Irons, membro desde 1994.

Ao todo, Matt gravou sete álbuns com o Pearl Jam. São eles: Binaural (2000), Riot Act (2002), Pearl Jam (2006), Backspacer (2009), Lightning Bolt (2013), Gigaton (2020) e Dark Matter (2024).

Pearl Jam em 2024
Pearl Jam em 2024 – Foto: Kevin Mazur/Getty Images

 

Em comunicado nas redes, Matt apenas informa sua saída e celebra os feitos ao lado dos colegas. Nenhuma razão para o rompimento é apresentada.

Inicialmente, ele diz:

“Após 27 anos fantásticos, dei meus passos finais ao riser de bateria do grande Pearl Jam. Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, preenchida com amizades, vocação artística, desafios e risadas.”

Em seguida, complementa:

“Serei eternamente grato à equipe e aos fãs de todo o mundo. Foi uma jornada incrível. Há mais por vir. Obrigado a todos do fundo do meu coração.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Matt Cameron (@themattcameron)

 

Pearl Jam após saída de Matt Cameron

Ainda não se sabe o substituto de Matt Cameron. O Pearl Jam tem apenas um show agendado: dia 26 de setembro, no Ohana Festival, nos Estados Unidos.

+++ LEIA MAIS: A banda de rock que Eddie Vedder odeia: “tão vazia”
+++ LEIA MAIS: O guitarrista pouco lembrado que Eddie Vedder faz questão de exaltar
+++ LEIA MAIS: A dura reação de Eddie Vedder à morte de Amy Winehouse
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Dave Abbruzzese, matt Cameron, pearl jam