INTERNACIONAL

Damon Albarn prepara novo álbum do Gorillaz cantado em quatro idiomas

Músico diz que tem trabalhado intensamente e promete compartilhar novidades em breve; disco deve sair só em 2026

Daniela Swidrak (@newtango)

Damon Albarn no Coachella 2024
Damon Albarn no Coachella 2024 - Scott Dudelson/Getty Images for Coachella

Damon Albarn não para. Em entrevista recente ao The Sun, o líder do Gorillaz revelou que tem estado “incrivelmente ocupado fazendo música” e confirmou que o próximo álbum do projeto virtual será cantado em quatro idiomas diferentes. Ainda sem título ou data oficial de lançamento, o disco só deve sair em 2026.

 

A rotina atribulada de Albarn começou logo após o retorno do Blur, que voltou aos palcos em 2023 com turnê e documentário. “Estava fazendo uma ópera em Paris ao mesmo tempo em que começava a trabalhar no novo disco do Gorillaz”, contou ele. “Tem sido uma loucura, mas o mundo anda tão louco que nem parece fora do normal”.

 

Em outra conversa, dessa vez com The Times, Albarn revelou: “O meu novo disco do Gorillaz está em quatro idiomas!”. Ele não especificou quais, mas fãs já especulam possíveis colaborações internacionais no projeto.

Apesar de ainda manter mistério sobre a sonoridade ou conceito do álbum, ele admite que a hora de dividir parte desse trabalho com o público se aproxima. “Inevitavelmente, sempre há um saco de lixo cheio de coisas que precisam ser levadas para a reciclagem”, brincou, dando a entender que tem muito material acumulado.

Na mesma entrevista ao The Sun, Albarn também surpreendeu ao dizer que está em paz com a rivalidade histórica entre Blur e Oasis. “Eles venceram a batalha, a guerra, a campanha, tudo”, declarou. “Está claro como o dia”.

Albarn ainda comentou sobre a polêmica apresentação do Bob Vylan no Glastonbury, na qual o duo britânico entoou palavras de ordem contra o exército de Israel. Para ele, foi um “dos maiores erros que já vi num palco”.

Enquanto isso, o Gorillaz se prepara para uma série de shows especiais em Londres entre 29 de agosto e 3 de setembro, no Copper Box Arena. As apresentações vão revisitar álbuns clássicos do grupo em formato integral e contarão com a participação de toda a banda ao vivo e visuais assinados por Jamie Hewlett. No último dia, está previsto um “show surpresa”, cujos detalhes ainda não foram divulgados.

+++ LEIA MAIS: Damon Albarn apoia volta do Oasis, mas diz: ‘Estou ocupado demais para ir’

+++ LEIA MAIS: Gorillaz celebra 25 anos com mostra imersiva e shows exclusivos em Londres

+++ LEIA MAIS: Kate Bush, Damon Albarn e mais de 1.000 artistas lançam álbum silencioso contra leis de IA

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: blur, Bob Vylan, Damon Albarn, Gorillaz, Jamie Hewlett, Liam Gallagher, Noel Gallagher, Oasis