PESQUISA

Brasil se destaca em relatório mundial por fortalecer artistas locais

Levantamento da Luminate mostra que 77,1% das faixas ouvidas no país no primeiro semestre de 2025 foram de artistas brasileiros, índice acima da média global

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Brasil se destaca em relatório mundial por fortalecer artistas locais
Brasil se destaca em relatório mundial por fortalecer artistas locais - Igor Aleixo/ Divulgação/ Caroline Lima

O Brasil se destacou no novo relatório da Luminate, empresa especializada em dados do mercado fonográfico, como o país latino-americano com maior consumo de música local. Segundo o levantamento referente ao primeiro semestre de 2025, 77,1% das faixas reproduzidas no país vieram de artistas nacionais, um número expressivo frente à média global de apenas 33,3%.

A pesquisa revela uma tendência sólida de valorização da cultura local no ambiente digital. Para efeito de comparação, na Colômbia, esse percentual foi de 66,3%; no México, 52,1%; e na Argentina, 45,7%. Ainda assim, todos esses países estão acima da média mundial, o que reforça o protagonismo da América Latina no fortalecimento de suas próprias cenas musicais.

De acordo com a Luminate, as plataformas de streaming e redes sociais como o TikTok têm sido fundamentais para esse crescimento, permitindo que artistas independentes e de nicho alcancem grandes públicos sem necessariamente depender de gravadoras tradicionais.

Além disso, o relatório aponta que o Brasil também se sobressai quando o assunto é descoberta de novos artistas. Entre os brasileiros entrevistados, 53% afirmaram ouvir músicas de cantores ou bandas que conheceram nos últimos 12 meses. O número também está acima da média global, que é de 40%.

O resultado reforça o bom momento da música brasileira no ambiente digital e coloca o país como referência em consumo e valorização da produção local. Ainda segundo a Luminate, o crescimento está ligado a um maior engajamento do público jovem, especialmente da chamada Geração Z, que busca sons autênticos, identitários e conectados à sua realidade cultural.

LEIA TAMBÉM: Brasil se destaca em relatório mundial por fortalecer artistas locais

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: brasil, Luminate, tik tok