“NOS DIVERTIMOS MUITO”

A primeira manifestação de Geezer Butler sobre morte de Ozzy Osbourne

Baixista do Black Sabbath celebrou fato de ter conseguido realizar apresentação final ao lado do cantor, no festival Back to the Beginning

Igor Miranda (@igormirandasite)

Geezer Butler e Ozzy Osbourne, do Black Sabbath, em 2016
Geezer Butler e Ozzy Osbourne, do Black Sabbath, em 2016 - Foto: Kevin Winter / Getty

Conforme noticiado, o vocalista Ozzy Osbourne morreu aos 76 anos. A informação foi confirmada por sua família nesta terça-feira, 22.

Geezer Butler, baixista com quem Osbourne trabalhou no Black Sabbath e na carreira solo do cantor, publicou uma homenagem nas redes sociais. O músico celebrou a oportunidade de ter conseguido realizar um show de despedida ao lado do amigo no último dia 5 de julho, destacando ainda a origem deles.

“Adeus, querido amigo! Obrigada por todos esses anos! Nos divertimos muito. Quatro crianças de Aston! Quem diria, né? Que bom que pudemos fazer isso pela última vez voltando a Aston. Amo você.”

Enquanto Butler participou de quase todas as formações do Black Sabbath (ausente apenas entre 1984 e 1990 e de 1994 até 1997), Osbourne teve uma série de idas e vindas. Saiu em 1977 para retornar no ano seguinte — e romper de vez em 1979. Depois, participou de um show no Live Aid, em 1985. O retorno definitivo da formação original do Sabbath se deu em 1997 e durou até 2006. Após isso, uma volta final se deu em 2011, durando até 2017 — sem contar, claro, a despedida pontual em 2025.

Além disso, Geezer trabalhou na carreira solo de Ozzy entre 1988 e 1999 e de 1995 até 1996. Neste caso, gravaram o EP Just Say Ozzy (1989) o álbum Ozzmosis (1995).

A homenagem de Tony Iommi

Tony Iommi, guitarrista com quem Osbourne trabalhou no Black Sabbath, também prestou tributo. O músico citou o fato de a despedida dos palcos tanto de Ozzy quanto do Sabbath havia ocorrido pouco tempo atrás, mais especificamente no dia 5 de julho, durante o megaevento Back to the Beginning.

Ele disse:

“Simplesmente não consigo acreditar! Meu querido amigo Ozzy faleceu poucas semanas depois do nosso show no Villa Park. É uma notícia tão dolorosa que não consigo encontrar palavras, nunca haverá outro como ele. Geezer, Bill e eu perdemos nosso irmão. Meus pensamentos estão com Sharon e toda a família Osbourne. Descanse em paz, Oz. Tony.”

A formação original do Black Sabbath em 2025
A formação original do Black Sabbath em 2025 – Foto: Ross Halfin

 

A morte de Ozzy Osbourne

A causa do falecimento não foi divulgada. Sabe-se, no entanto, que a saúde do cantor estava fragilizada há anos, devido a uma série de problemas de saúde — incluindo Parkinson, cujo diagnóstico foi revelado ao público em 2020.

Em comunicado enviado à imprensa, a família do artista declarou:

“É com mais tristeza do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor.”

Em seguida, complementou:

“Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”

Despedida de Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne nos deixou apenas 17 dias após a realização de seu show de despedida com o Black Sabbath e em carreira solo. O festival Back to the Beginning contou ainda com participações de Metallica, Guns N’ Roses, Gojira, Tool, Slayer, Anthrax, entre vários outros nomes.

LEIA TAMBÉM:

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: black sabbath, Geezer Butler, Ozzy Osbourne