A TRETA FICA PARA TRÁS

Após críticas dos fãs, Iron Maiden homenageia Ozzy Osbourne nas redes

Banda foi boicotada durante apresentação no Ozzfest 2005, evento do cantor, após declarações provocativas do vocalista Bruce Dickinson

Igor Miranda (@igormirandasite)

Ozzy Osbourne em 1981
Ozzy Osbourne em 1981 - Foto: Fin Costello / Redferns

Tardou, mas não falhou. O Iron Maiden publicou uma homenagem a Ozzy Osbourne, falecido na última terça-feira, 22, em suas redes sociais. A situação havia gerado até mesmo reclamações de fãs, indignados pelo silêncio da banda — rompido apenas na quarta, 23.

Na publicação, o Maiden compartilhou uma imagem registrada por seu fotógrafo oficial, John McMurtrie. A legenda afirma:

“Todos os envolvidos com o Iron Maiden enviam suas sinceras condolências a Sharon e à família Osbourne pelo triste anúncio da morte de Ozzy. Ele ajudou a moldar o heavy metal como o conhecemos e seremos eternamente gratos ao Black Sabbath por trilhar o caminho que tantos seguiram. Descanse em paz, Ozzy Osbourne.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Iron Maiden (@ironmaiden)

 

Ao longo da terça, 22, internautas cobraram uma postagem do Iron Maiden, que, diferentemente de vários outros ícones do rock e heavy metal, não havia publicado nada em tributo a Osbourne. Especulou-se que o silêncio teria relação com o desentendimento entre Sharon, viúva e empresária do artista, e o grupo, especialmente seu vocalista, Bruce Dickinson. Relembre a seguir.

A treta

Em 2005, o Maiden era uma das atrações principais do Ozzfest, o festival itinerante promovido por Ozzy e Sharon entre 1996 e 2018. Black Sabbath, Black Label Society, Slipknot, Velvet Revolver, In Flames, Mudvayne, Rob Zombie, Killswitch Engage, Mastodon, Arch Enemy, entre outros, também faziam parte do lineup.

Quem deu motivo para a confusão, de início, foi Dickinson. Sua banda realizou 24 shows dentro da turnê compartilhada — e segundo relatos, em várias ocasiões, o cantor fazia comentários polêmicos ao público especialmente ao reality show “The Osbournes”, protagonizado pela própria família que organizava o evento. Vale lembrar que o episódio final havia sido exibido na MTV pouco tempo antes.

Sharon disse à Billboard sobre o ocorrido:

“Era só o cantor. Os outros caras na banda são ótimas pessoas. Sem problema nenhum. Mas quando você tem um cantor tão cheio de inveja pela atração principal, isso nunca vai bem.”

No show final a contar com o Iron, na cidade americana de San Bernardino, em 20 de agosto, a matriarca dos Osbournes simplesmente organizou uma chuva de ovos em direção a Bruce. A própria contou o que fez:

“Eu tinha feito tratamento contra câncer na Califórnia e todas as enfermeiras que conheci durante meu ano de quimioterapia vieram ao show e disseram: ‘Podemos fazer alguma coisa por você?’. E eu disse: ‘Sim, vocês podem’. Eu as enchi com latas de sopa de feijão, vegetais, ovos e disse: ‘Atirem no cantor’. E foi isso que fizeram. Foi minha maneira de dizer: ‘Você quer falar? Você acha que é inteligente? Veja só, você vai ficar coberto de sopa de tomate em Los Angeles. Você está ganhando dinheiro para estar nessa turnê enquanto desrespeita quem dá nome a ela toda noite diante dos fãs’. Eu não gosto disso. Não está no espírito do que fazemos.”

Sabotagem e reação de Bruce Dickinson

Antes mesmo do “bombardeio”, o show do Iron Maiden era alvo de uma sabotagem. Luzes e som foram prejudicados em diversos momentos e a banda teve que se retirar. Sharon até subiu ao palco logo em seguida para tentar explicar o que tinha acabado de acontecer.

Quando os ovos e outras coisas começaram a ser arremessados, durante a execução de “The Trooper”, a reação de Bruce Dickinson foi a seguinte:

“Vocês devem ter notado alguns sábios idiotas que decidiram que iriam ao supermercado e comprariam alguns malditos ovos para jogar em nós. Eu acho que eles pensaram que seria engraçado. Mas esta é uma p*rra de uma bandeira inglesa e a gente não corre, seus idiotas! Se vocês virem alguém jogando alguma m*rda nessa banda e eles levantarem o braço, certifique-se de que, quando descer, esteja em dois pedaços para mim, sim?”

A visão do público

Shawn “Clown” Crahan, percussionista do Slipknot, assistia ao show e logo percebeu que algo estranho estava acontecendo. Não demorou a entender que era uma briga entre os personagens já mencionados.

“O Slipknot tocou naquele show. Eu estava bem próximo da frente do palco e vi tudo começar a acontecer. Vi pessoas saindo e pude sentir que algo estava acontecendo. E eu também senti: ‘tem um monte de coisas inglesas acontecendo aqui’ [em referência à nacionalidade de Ozzy, Sharon e Bruce]. Parecia muito pessoal e muito sério. Pensei: ‘eu provavelmente não deveria estar aqui…’ e fui embora.”

Duas décadas depois

A situação é comentada até hoje por Sharon Osbourne sempre que há a oportunidade, referindo-se a Bruce Dickinson como “aquele homenzinho” ou “canalha”. Ozzy fala menos sobre o assunto, mas segue apoiando a esposa. Ele diz:

“Ele [Bruce] subia no palco, se dirigia ao público todas as noites e dizia coisas ruins. Era desrespeitoso. ‘Eu não aguento essas luzes do c*ralho’ e tudo isso. Se você não quer fazer o show, apenas diga: ‘Eu não quero fazer o show’. Mas é muito estúpido se você aceita e tudo o que faz é reclamar.”

O vocalista original do Black Sabbath também comentou sobre o ocorrido ao The Quietus (via Blabbermouth) em 2010:

“Infelizmente, o resto da banda teve que sofrer: acredito que eles ficaram bravos com ele. Mas isso é errado: eu nunca nem falei com o cara… não, minto, uma noite eles estavam para subir no palco, eu não sabia do que estava acontecendo, aí falei a eles: ‘tenham um bom show, caras’. Mas não gosto dessa m*rda toda. Se você não gosta de mim, apenas diga: ‘eu não gosto de você, eu vou fazer esse festival, mas acho que você é um babaca’. Está tudo bem.”

Por sua vez, Bruce Dickinson prefere colocar panos quentes. Em 2017, ao NME (via Blabbermouth), o vocalista do Iron Maiden enfatizou que seu problema é apenas com reality shows.

“É uma completa tempestade em copo d’água. Cresci ouvindo o começo do Sabbath com o Ozzy. Ozzy e Sabbath são ícones, então é isso, fim da história. O fato de que eu não gosto de reality shows… bem, não dou a mínima para as Kardashians também.”

Ozzy Osbourne chegou a afirmar que o baixista Steve Harris se desculpou pelo comportamento de Bruce Dickinson na época. Todavia, o próprio líder do Maiden negou. Depois disso, as partes diretamente envolvidas no conflito não se encontraram, tampouco se retrataram publicamente.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: para celebrar a The Future Past Tour, a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

 

LEIA TAMBÉM:

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: black sabbath, bruce dickinson, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne