FESTIVAL DE CINEMA

Filmes de Jarmusch, Coppola, Guadagnino e Lanthimos estreiam em Veneza

Seleção reúne títulos aguardados de Park Chan-wook, Kathryn Bigelow, Benny Safdie e documentários de Sofia Coppola e Lucrecia Martel

Daniela Swidrak (@newtango)

Da esq. à direita: Jim Jarmusch, Sofia Coppola, Luca Guadagnino e Yorgos Lanthimos
Da esq. à direita: Jim Jarmusch, Sofia Coppola, Luca Guadagnino e Yorgos Lanthimos - Jim Jarmusch, Luca Guadagnino e Yorgos Lanthimos por Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images; Sofia Coppola por Stefania D'Alessandro/WireImage

A 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza acaba de anunciar sua programação oficial, e o line-up é de peso. Entre os destaques, estão estreias mundiais de novos longas de nomes como Jim Jarmusch, Yorgos Lanthimos, Noah Baumbach e Luca Guadagnino. O evento acontece entre 27 de agosto e 6 de setembro, como parte da Bienal de Veneza.

A abertura ficará por conta de La Grazia, novo filme de Paolo Sorrentino. Em seguida, a programação traz Father Mother Sister Brother, comédia dramática de Jarmusch estrelada por Cate Blanchett, Adam Driver e Tom Waits; o sci-fi Bugonia, de Lanthimos, com Emma Stone e Jesse Plemons; Jay Kelly, dirigido por Baumbach e estrelado por George Clooney, Adam Sandler e Laura Dern; e o thriller After the Hunt, de Guadagnino, abordando a temática #MeToo com Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edebiri.

Também estreiam na mostra The Smashing Machine, filme ambientado no universo do UFC dirigido por Benny Safdie e com trilha da artista Nala Sinephro, estrelado por Dwayne Johnson e Emily Blunt; Dead Man’s Wire, retorno de Gus Van Sant após sete anos, com Bill Skarsgård; e A House of Dynamite, suspense político de Kathryn Bigelow protagonizado por Idris Elba e Rebecca Ferguson.

Outros destaques incluem The Wizard of the Kremlin, de Olivier Assayas, centrado em um fictício estrategista de Vladimir Putin; No Other Choice, novo longa de Park Chan-wook; L’Étranger, adaptação de O Estrangeiro de Camus por François Ozon; e o aguardado Frankenstein, de Guillermo del Toro.

O festival também será espaço para importantes documentários: Sofia Coppola assina Marc by Sofia, sobre o estilista Marc Jacobs; Werner Herzog lança Ghost Elephants; e Lucrecia Martel estreia Nuestra Tierra, um retrato sobre colonialismo e o assassinato do líder indígena argentino Javier Chocobar.

Na seção fora de competição, Charlie Kaufman apresenta o curta How to Shoot a Ghost, com Jessie Buckley. Já o encerramento da Semana da Crítica ficará por conta de 100 Nights of Hero, da diretora Julia Jackman, com participação de Charli XCX.

Abaixo deixamos alguns dos trailers dos filmes citados acima:

 

+++ LEIA MAIS: Os 25 melhores filmes de terror do século XXI, segundo o Hollywood Reporter

+++ LEIA MAIS: Após sucesso de live-action, ‘Barbie’ ganhará primeiro filme animado para cinemas

+++ LEIA MAIS: A Morte de um Unicórnio’, com Jenna Ortega, ganha trailer e data de estreia no Brasil

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Benny Safdie, bienal de veneza, charlie kaufman, festival de cinema de veneza, françois ozon, Guillermo del Toro, gus van sant, Jim Jarmusch, Julia Jackman, kathryn bigelow, Luca Guadagnino, Lucrecia Martel, noah baumbach, paolo sorrentino, Park Chan-wook, Sofia Coppola, Werner Herzog, yorgos lanthimos