DECLARAÇÃO

Cena heroica de ‘Superman’ quase ficou de fora, mas James Gunn relutou em mantê-la

Segundo o diretor, o gesto do personagem de David Corenswet, embora breve e inofensivo, foi um dos pontos mais criticados nas sessões de teste do longa

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Cena heroica de 'Superman' quase ficou de fora, mas James Gunn relutou em mantê-la
Cena heroica de 'Superman' quase ficou de fora, mas James Gunn relutou em mantê-la - Divulgação/DC Studios

James Gunn (Guardiões da Galáxia: Volume 3) revelou que um dos momentos mais heroicos de Superman, quase fico de fora do corte final que foi aos cinemas. Trata-se de uma rápida cena em que o herói vivido por David Corenswet (Hollywood) decide salvar um esquilo, enquanto Metrópolis está sob ataque de um monstro gigante do tipo Kaiju. Segundo o diretor, o gesto, embora breve e inofensivo, foi um dos pontos mais criticados nas sessões de teste do longa.

Foi provavelmente o segundo ou terceiro momento mais debatido do filme”, disse Gunn em entrevista à Rolling Stone (via Variety). “Mostramos para as audiências e algumas pessoas simplesmente odiaram o esquilo. Diziam: ‘Por que diabos ele está salvando um esquilo? Por que perder tempo com isso?’”.

A controvérsia foi tamanha que Gunn chegou a testar uma versão do filme sem a cena do esquilo. Mas algo ficou faltando. “Eu senti falta do esquilo. Ele precisava salvar o esquilo”, contou. Além do valor simbólico da cena, havia também um problema prático de geografia narrativa: sem aquele voo específico com o esquilo, o personagem acabava aparecendo em outro ponto da cidade sem explicação visual. “Então coloquei o esquilo de volta, apesar dos protestos de parte da minha equipe.

Em outra entrevista, desta vez ao The New York Times, o diretor voltou ao tema com ironia: “Muita gente era anti-esquilo. Achavam demais. Acho que no fundo se resume a: você gosta de esquilos ou não?

Além da polêmica do esquilo, Gunn também comentou outro tipo de crítica recorrente nas exibições-teste: o ritmo acelerado de seus filmes. “Sempre recebo essa nota. A maioria das pessoas diz que o ritmo é muito rápido. Mas prefiro isso a ser indulgente. Não me apego a momentos preciosos que só fazem sentido para mim. Quero que o filme seja enxuto.

Qual é a história de Superman?

Superman acompanha Superman/Clark Kent na busca para reconciliar a sua herança kryptoniana com a sua criação humana. Na história, o herói, apesar de usar os seus poderes para proteger a Terra e os seus habitantes, é considerado um pária por muitos por não ter nascido em nosso planeta, o que tem resultado em críticas às suas ações. A situação piora quando a verdade sobre a sua vinda ao nosso planeta é revelada — uma verdade que até mesmo o Superman desconhecia.

Além de David Corenswet no papel principal, Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel) vive Lois Lane, interesse romântico do protagonista, e Nicholas Hoult (The Great) é Lex Luthor, principal inimigo do super-herói mais poderoso da DC.

Skyler Gisondo (Fora de Série) como Jimmy Olsen, Isabela Merced (The Last of Us) como Mulher Gavião, Nathan Fillion (O Esquadrão Suicida) como Lanterna Verde e Edi Gathegi (Crepúsculo) como Senhor Incrível, entre outros, também estão no elenco. Assista ao trailer da novidade a seguir:

Fonte: Variety

LEIA TAMBÉM: Os 7 filmes do Superman lançados até hoje, da pior para a melhor bilheteria

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: David Corenswet, dc, DC Studios, DCU, James Gunn, superman, Universo Cinematográfico da DC