Qual é o melhor filme do Quarteto Fantástico? Confira o ranking, do pior ao melhor
Grupo de heróis ganha uma nova chance nas telonas com a estreia de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, já em cartaz nos cinemas brasileiros
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
Após três tentativas mal-sucedidas, o Quarteto Fantástico está de volta às telonas, agora como parte do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, em cartaz nos cinemas de todo o Brasil a partir desta quinta-feira (24).
Segundo a crítica internacional, a novidade, que marca o início da Fase 6 da franquia, é mais um acerto da Marvel — você pode ler o que achamos clicando aqui — e deve, finalmente, honrar a história da Família Fantástica, que não deu certo em três outras passagens anteriores pelos cinemas.
Mas, afinal, qual é o melhor filme do Quarteto Fantástico lançado até hoje? A Rolling Stone Brasil consultou o agregador de críticas Rotten Tomatoes e listou os cinco filmes dos super-heróis do pior para o melhor. Confira o ranking a seguir:
5. Quarteto Fantástico (2015) — 9% de aprovação
O Quarteto Fantástico de 2015, que pretendia reintroduzir os heróis — recontando a sua origem com um elenco completamente novo — e iniciar uma nova fase no Universo Marvel da Fox, acabou sendo um completo desastre. É assistir a um trem descarrilando em tempo real. Não é à toa que recebeu apenas 9% de “aprovação” da crítica especializada, nota baseada em 259 avaliações.

4. Quarteto Fantástico (2005) — 27% de aprovação
Em 2005, Quarteto Fantástico marcou a estreia da Família Fantástica na Fox que, na época, já fazia sucesso com os X-Men e começava a apostar em novos personagens, como Demolidor e Elektra. Com Ioan Gruffudd (Harrow), Michael Chiklis (Não Olhe Para Cima), Jessica Alba (Sin City: A Cidade do Pecado) e Chris Evans (que viria a se tornar o Capitão América no MCU), o longa mostrou a origem da equipe, assim como a de seu grande inimigo, o Doutor Destino (vivido pelo saudoso Julian McMahon), conquistando míseros 27% de aprovação no Rotten Tomatoes, com base em 212 críticas.

3. O Quarteto Fantástico (1994) — 33% de aprovação
Primeira adaptação live-action do Quarteto Fantástico, que nunca chegou a ser oficialmente lançada nos cinemas, O Quarteto Fantástico, de 1994, apresentou a clássica história de origem, mostrando como o grupo ganhou os seus superpoderes e, depois, enfrentou o Doutor Destino — exatamente como nos filmes de 2005 e 2015. Recebeu uma aprovação da crítica melhor que a de seus sucessores, com 33% no Rotten Tomatoes, baseada em 12 avaliações.

2. Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007) — 37% de aprovação
Até hoje, a Família Fantástica de 2005 foi a única a ganhar um segundo capítulo nos cinemas. Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, lançado em 2007, mostrou a equipe enfrentando o Surfista Prateado, que prenuncia a chegada de Galactus, o Devorador de Mundos, pronto para destruir a Terra. A sequência agradou mais do que o primeiro filme e recebeu 37% de aprovação da crítica, com base em 171 opiniões.

1. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (2025) — 88% de aprovação
Recém-chegado aos cinemas brasileiros, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos traz novas versões de Reed Richards (Pedro Pascal, The Last of Us), Sue Storm (Vanessa Kirby, Napoleão), Johnny Storm (Joseph Quinn, Stranger Things) e Ben Grimm (Ebon Moss-Bachrach, O Urso), que enfrentam o temível Galactus (Ralph Ineson, A Bruxa) e seu enigmático arauto, a Surfista Prateada (Julia Garner, Ozark), para impedir a destruição da Terra.
Até o momento, o Rotten Tomatoes recebeu 250 críticas de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos e a aprovação está, no momento desta publicação, em 88%, tornando a novidade no melhor filme do Quarteto Fantástico lançado até hoje. Assista ao trailer a seguir:
LEIA TAMBÉM: Marvel se mantém em alta ao explorar o poder da união em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos; confira a crítica