MÚSICA BRASILEIRA

Festival Turá confirma atrações em Porto Alegre; line-up, ingressos e mais

Evento volta ao Rio Grande do Sul com nomes como Ney Matogrosso e BaianaSystem após adiamento em decorrência das enchentes no estado

Redação

Turá (Foto: Bah Creators)
Turá (Foto: Bah Creators)

Um dos principais eventos de música brasileira, o Turá está de volta ao Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre. Em 2025, o festival acontece na capital do Rio Grande do Sul nos dias 25 e 26 de outubro.

Essa é a segunda vez do projeto que celebra a pluralidade da cultura brasileira na cidade, marcando um esperado reencontro após quase dois anos. Na estreia gaúcha em 2023, o Turá reuniu mais de 20 mil pessoas em dois dias de muita abertura, cultura, mistura e releitura, os quatro pilares que definem o festival. O retorno estava previsto para maio de 2024, mas teve que ser adiado por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul naquele mesmo mês. 

“Acompanhamos de perto a catástrofe climática e, desde então, estamos ansiosos para retornar à cidade, ressignificando esse reencontro e unindo as pessoas e os artistas em Porto Alegre para viver grandes momentos de alegria, conexão e celebração”, comenta Francesca Alterio, CEO da T4F, uma das realizadoras do evento.

“O Turá vai trazer de volta à nossa capital aquela mistura que deixou saudades em 2023. Nosso reencontro vai ter samba, pop, rap, rock, reggae, blocos de carnaval e DJ sets assinados pelas festas mais legais de Porto Alegre e que se conectam com a essência do festival. Vão ser dois dias de música, encontros, gastronomia, tudo isso no emblemático Anfiteatro Pôr do Sol”, completa Gustavo Sirotsky, diretor da Maia Entretenimento.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival Turá Porto Alegre (@festivaltura.poa)

 

Em sua volta à Porto Alegre, o festival contará com mais de 20 atrações, abrigando desde os mais tradicionais aos mais atuais nomes da música brasileira em um line-up 100% nacional. O público poderá curtir Ney Matogrosso com o show Bloco na Rua, se reencontrar com o BaianaSystem depois de sete anos da primeira e única apresentação do grupo na capital gaúcha, conferir de perto o encerramento da turnê que celebra os 50 anos de carreira de Alcione e ver Nando Reis resgatando os grandes hits das suas quatro décadas de estrada, com participação de seu filho Sebastião Reis

O festival ainda vai ter Mano Brown relembrando sucessos dos Racionais MC’s e da sua carreira solo, Silva entoando canções de amor do seu mais recente álbum Encantado, o alto-astral inconfundível e dançante de Armandinho em seu único show na capital este ano, a Fresno com a turnê Eu Nunca Fui Embora, e todo o groove e swing do trio Os Garotin. Também estão confirmadas a Ultramen, com suas faixas icônicas que fundem black music, reggae, samba rock e rap; a Cachorro Grande, com sua formação clássica em turnê comemorativa de 25 anos; e a Dingo, resgatando hits e apresentando os lançamentos da nova fase da banda.

“A alma do Turá é justamente essa mistura. Em dois dias, a gente tenta representar ao máximo a riqueza da música brasileira. E o legal do festival é isso: você vai ver aquele artista que ama, mas também vai se encantar com algum artista que talvez nunca tenha escutado. Quem vem para o Turá entende que é um espaço de descoberta, troca e conexão com a nossa cultura”, observa Maitê Quartucci, head de shows nacionais da T4F.

Nos intervalos entre os shows, DJs representantes de algumas das festas mais tradicionais de Porto Alegre vão embalar o público. Vai ter Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes, Neue por JP Florence, Tieta por Joelma Terto, Cadê Tereza? por Nanni Rios, BoomRap por Milkshake, Beco por Schutz & Akeem, além de Espartano por Johnny 420 e Cortex por Gilzerax. Para completar, o festival contará com um um resgate do Carnaval, tendo a folia comandada pelos blocos Não Mexe Comigo e Turucutá.

Além as apresentações, o evento celebrará a diversidade brasileira com atrações gastronômicas e ativações que serão confirmadas nos próximos meses. O festival contará com comidas típicas de diferentes regiões do país e diversas experiências espalhadas pelo Anfiteatro Pôr do Sol.

Em função de calamidade pública, todos os ingressos adquiridos para a edição adiada de 2024 continuam válidos para a edição de 2025, sem necessidade de atualização ou troca. Aqueles que adquiriram o ingresso para um dia específico podem realizar a troca para a outra data, caso queiram, fazendo a solicitação pelo site do festival até o dia 30 de julho.

Festival Turá Porto Alegre 2025
Data: Dias 25 e 26 de outubro, sábado e domingo
Local: Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1888 – Praia de Belas – Porto Alegre/RS)
Ingressos: Avulsos (para um dos dias de evento): a partir de R$ 230 (meia-entrada, primeiro lote); Passaporte (para os dois dias de evento): a partir de R$ 360 (meia-entrada, primeiro lote)
Pontos de venda: Online (com taxa de conveniência): www.festivaltura.com.br/poa; Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): Laboratório da Luz (Rua Regente, 377 – Petrópolis – Porto Alegre/RS). Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h

Line-up: 25 de outubro

  • BaianaSystem
  • Alcione
  • Armandinho
  • Fresno
  • Os Garotin
  • Ultramen
  • Neue por JP Florence
  • Cortex por Gilzerax
  • Tieta por Joelma Terto
  • Espartano por Johnny 420
  • Bloco Não Mexe Comigo

Line-up: 26 de outubro

  • Ney Matogrosso
  • Nando Reis
  • Silva
  • Mano Brown
  • Cachorro Grande
  • Dingo
  • Blow Up por Claus Pupp & Mely Paredes
  • Cadê Tereza? por Nanni Rios
  • BoomRap por Milkshake
  • Beco por Schutz & Akeem
  • Bloco Turucutá

+++LEIA MAIS: Por que Ney Matogrosso pintava o rosto com o Secos & Molhados

TAGS: festival, Música Brasileira, ney matogrosso, porto alegre, rio grande do sul, Turá