INCERTEZA

Futuro incerto do Aerosmith: Joe Perry fala sobre limitações de Steven Tyler

Em meio a incertezas, guitarrista afirma que vocalista não deseja e não pode encarar uma turnê, mas admite possível show único

Daniela Swidrak (@newtango)

Joe Perry e Steven Tyler, do Aerosmith, em 2023
Joe Perry e Steven Tyler, do Aerosmith, em 2023 (Foto: Kevin Mazur/Getty Images)

Joe Perry, guitarrista do Aerosmith, esfriou as expectativas de quem sonhava com uma nova turnê da banda. Em entrevista à WBUR, o músico revelou que Steven Tyler não apenas “não quer”, como também “não pode” mais encarar a rotina intensa de shows.

O grupo encerrou abruptamente suas turnês em agosto de 2024, após Tyler sofrer uma grave lesão nas cordas vocais durante a Peace Out Tour, que começou em 2023, mas teve apenas três apresentações. Desde então, o vocalista voltou ao palco em ocasiões especiais, como eventos beneficentes em fevereiro e abril deste ano, onde revisitou clássicos como “Walk This Way”, “Dream On” e “Sweet Emotion”.

Em julho, Tyler participou do show de despedida do Black Sabbath, em Birmingham, formando um supergrupo ao lado de Tom Morello, Ronnie Wood, Nuno Bettencourt, Rudy Sarzo e Travis Barker para tocar “Train Kept A Rollin’”. Mais tarde, voltou ao palco para um medley de “Walk This Way” e “Whole Lotta Love” com Billy Corgan, Sammy Hagar e outros convidados.

Apesar dessas aparições, Perry é categórico sobre as chances de um retorno em grande escala: “Apostaria que ainda vai haver um show do Aerosmith, talvez ligado a um documentário, mas não vejo uma turnê acontecendo. Steven não quer e não consegue mais viajar dessa forma”, afirmou.

O guitarrista também reconheceu que, após décadas de estrada, um giro mundial exige demais da banda:

Não sei se teria energia para encarar outra turnê de 40 cidades. É um trabalho pesado, ainda mais para manter o nível que o Aerosmith sempre entregou.

As declarações reforçam o que ele já havia dito em julho ao programa Trunk Nation, quando mencionou que “ao menos mais um show” ainda poderia acontecer. Enquanto isso, o baixista Tom Hamilton segue envolvido em um novo projeto, o Close Enemies, formado por Tony Brock (The Babys), Chasen Hampton, Peter Stroud e Trace Foster.

Sobre o futuro da banda, Hamilton é cauteloso: “Não sabemos o que vem pela frente, especialmente por causa da lesão vocal do Steven. É esperar para ver”.

+++ LEIA MAIS: Mulher que processou Steven Tyler critica tentativa de encerrar o caso

+++ LEIA MAIS: O último desejo de Joe Perry com o Aerosmith

+++ LEIA MAIS: A histórica foto do Black Sabbath com convidados de sua despedida

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Aerosmith, joe perry, steven tyler