VERSATILIDADE

Xamã ultrapassa 80 milhões de streams com álbum Fragmentado

Quarto álbum de estúdio reúne 25 faixas, colaborações de diferentes gerações e mistura rap, MPB, rock e referências poéticas

Redação

Xamã
Xamã - Foto: Lucas Nogueira

Menos de três meses após o lançamento, Fragmentado, quarto álbum de estúdio de Xamã, superou 80 milhões de streams nas plataformas digitais. Na última terça-feira (12), o rapper recebeu da STRM uma placa comemorativa pelos primeiros 50 milhões de reproduções.

O trabalho reúne 25 faixas que transitam entre rap, MPB, rock e outros gêneros, mantendo o boom bap como base. As colaborações incluem nomes como Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto, Criolo, Black Alien, Flora Matos, Liniker, BK, Duquesa, Victor Xamã, Major RD e Agnes Nunes. A atriz Sophie Charlotte também participa.

O disco é dividido em três blocos temáticos que alternam entre ficção e realidade, explorando memórias pessoais, ancestralidade indígena, espiritualidade e influências do cinema.

O lançamento de Fragmentado foi marcado por um gesto simbólico: no dia seguinte à estreia, Xamã realizou uma audição gratuita no Parque Oeste, em Inhoaíba, bairro da Zona Oeste do Rio onde cresceu e iniciou sua trajetória em batalhas de rimas. O evento reuniu mais de 40 mil pessoas.

A boa fase do artista vai além da música. Depois de conquistar um Grammy Latino em 2024, Xamã vem se consolidando também no audiovisual. Ele integrou o elenco das séries Renascer e Justiça 2, protagoniza o filme Cinco Tipos de Medo (que será exibido neste mês no Festival de Gramado) e participará das produções Os Donos do Jogo (Netflix) e Três Graças (TV Globo).

+++ LEIA MAIS: Xamã fala sobre inspiração em Ivan Lins para música “Mary Madalena”

+++ LEIA MAIS: Flor Gil interpreta música inédita para trilha sonora de novela; ouça

+++ LEIA MAIS: Globo prepara filme inspirado na novela ‘A Viagem’ com retorno do vilão Alexandre

 

TAGS: xamã