DESPEDIDA

Megadeth anuncia encerramento de suas atividades após álbum final e turnê em 2026

Banda ainda não confirmou detalhes de novo disco ou agenda de shows, mas confirmou que irá parar após realização de sua derradeira excursão global

Igor Miranda (@igormirandasite)

Dave Mustaine, líder do Megadeth, em 2023
Dave Mustaine, líder do Megadeth, em 2023 - Foto: Elsie Roymans / Getty Images

Uma das principais bandas da história do thrash metal irá encerrar suas atividades. O Megadeth lançará o seu último álbum de estúdio em 2026 — ano em que também inicia uma turnê global de despedida.

Ainda não há detalhes a respeito do disco ou da agenda de shows. Sabe-se que as músicas inéditas vinham sendo gravadas com o produtor e engenheiro de som Chris Rakestraw, também envolvido com os dois trabalhos de estúdio anteriores, Dystopia (2016) e The Sick, the Dying… and the Dead! (2022).

Além disso, o vocalista e guitarrista Dave Mustaine, de 63 anos, confirmou que vai lançar uma nova autobiografia, a sua segunda. Informações a respeito do livro serão reveladas nos próximos meses.

Dave Mustaine, líder do Megadeth (Foto: Katja Ogrin / Redferns)
Dave Mustaine, líder do Megadeth (Foto: Katja Ogrin / Redferns)

 

O líder do grupo completo por James LoMenzo (baixo), Teemu Mäntysaari (guitarra) e Dirk Verbeuren (bateria) declarou em comunicado:

“Há tantos músicos que chegaram ao fim de suas carreiras, seja acidental ou intencionalmente. A maioria deles não consegue sair de cena no topo, e é aí que estou na minha vida agora. Viajei pelo mundo e conquistei milhões e milhões de fãs, e a parte mais difícil de tudo isso é dizer adeus a eles.

Mal podemos esperar para que vocês ouçam este álbum e nos vejam em turnê. Se alguma vez houve um momento perfeito para lançarmos um novo álbum, é agora. Se alguma vez houve um momento perfeito para fazermos uma turnê pelo mundo, é agora. Este também é o momento perfeito para dizermos que este é o nosso último álbum de estúdio. Fizemos muitos amigos ao longo dos anos e espero ver todos vocês em nossa turnê global de despedida. Não fiquem bravos, não fiquem tristes, fiquem felizes por todos nós, venham comemorar comigo nos próximos anos. Fizemos algo juntos que é verdadeiramente maravilhoso e provavelmente nunca mais acontecerá. Começamos um estilo musical, começamos um revolução, mudamos o mundo da guitarra e a forma como ela é tocada, e mudamos o mundo. As bandas em que toquei influenciaram o mundo. Amo todos vocês por isso. Obrigado por tudo.”

Sobre o Megadeth

Formado em 1983 após Dave Mustaine ter sido demitido do Metallica, o Megadeth sai de cena com mais de 50 milhões de discos vendidos mundialmente, além de incontáveis turnês mundiais. Somente ao Brasil, a banda viajou 15 vezes, com sua estreia por aqui em 1991 no palco do segundo Rock in Rio.

+++ LEIA MAIS: O vídeo do governo americano que acabou apagado por causa do Metallica
+++ LEIA MAIS: Riff do maior hit do Metallica é plágio, sugere Dave Mustaine
+++ LEIA MAIS: A curiosa ligação entre Elvis Presley e Megadeth
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: dave mustaine, Megadeth