‘Rabia – As Esposas do Estado Islâmico’, drama inspirado em relatos reais, estreia nos cinemas
Longa de estreia da diretora Mareike Engelhardt é inspirado em relatos reais e revela os bastidores das casas de noivas do Daesh
Redação
O drama francês Rabia – As Esposas do Estado Islâmico, primeiro longa da diretora Mareike Engelhardt, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 21 de agosto. Baseado em depoimentos reais de jovens europeias recrutadas pelo Estado Islâmico, o filme aborda os mecanismos de aliciamento, doutrinação e controle de mulheres no interior do califado. Saiba mais:
Do que se trata a história?
A protagonista é Jessica (Megan Northam), jovem francesa de 19 anos que viaja para a Síria acreditando estar começando uma nova vida. Em Raqqa, capital do Daesh, ela é levada a uma “madafa” — casas onde mulheres solteiras ou viúvas aguardam para se casar com combatentes — e passa a ser chamada de Rabia. O espaço é controlado com rigor por Madame (Lubna Azabal, Incêndios), personagem inspirada em Oum Adam, uma das líderes femininas mais temidas do grupo jihadista.
Com roteiro assinado por Engelhardt e Samuel Doux, o longa combina pesquisa jornalística e construção ficcional. A diretora entrevistou ex-integrantes do Estado Islâmico e acompanhou julgamentos em Paris para construir a narrativa em forma de huis clos (ambiente fechado), onde a transformação da personagem reflete os processos internos de radicalização, submissão e perda de identidade. Confira o trailer:
LEIA TAMBÉM: Quando acontece a Semana do Cinema, que terá ingressos a R$ 10?