DECLARAÇÃO

A fala de Luca Guadagnino sobre Woody Allen que causou polêmica em Veneza

Diretor explica inspiração polêmica nos créditos de abertura de After the Hunt, longa estrelado por Julia Roberts

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

A fala de Luca Guadagnino sobre Woody Allen que causou polêmica em Veneza
A fala de Luca Guadagnino sobre Woody Allen que causou polêmica em Veneza - Daniele Venturelli/WireImage/Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

O Festival de Cinema de Veneza está apenas em seus primeiros dias e já teve sua primeira grande polêmica. Nesta sexta-feira, 29 de agosto, durante a coletiva de imprensa de Depois da Caçada, novo longa de Luca Guadagnino (Queer), o diretor falou sobre a inspiração no estilo clássico de Woody Allen (Hannah e Suas Irmãs) para os créditos iniciais — mesmo em uma trama diretamente ligada ao movimento #MeToo.

A escolha, naturalmente, gerou polêmica. Afinal, Allen continua sendo alvo de acusações de abuso sexual por parte de sua filha adotiva, Dylan Farrow, e sua obra tem sido cada vez mais questionada pelo público contemporâneo. Ainda assim, Guadagnino não recuou em sua justificativa ao ser perguntado sobre a escolha.

O lado grosseiro da resposta seria: ‘por que não?’”, disse o cineasta. “Há um cânone com o qual cresci. Quando comecei a pensar neste filme com meus colaboradores, não conseguimos parar de lembrar dessas obras de Woody Allen entre 1985 e 1991. Existe uma infraestrutura na narrativa que dialoga com aquele grande corpo de trabalho.

Ele ainda foi além ao refletir sobre a relação entre o artista e suas acusações:

“É um gesto interessante de pensar em um artista que, de certa forma, tem enfrentado problemas sobre seu ser, e qual é a nossa responsabilidade ao olhar para alguém que amamos, como Woody Allen.

No fim, Guadagnino resumiu sua decisão de forma seca: “E, aliás, essa fonte já virou um clássico. Vai além de Woody.

Do que se trata o novo filme?

Depois da Caçada acompanha Julia Roberts (Uma Linda Mulher) como uma renomada professora universitária que vê sua carreira e vida pessoal ameaçadas quando sua pupila (Ayo Edebiri, O Urso) acusa um colega e amigo (Andrew Garfield, Todo Tempo Que Temos) de conduta imprópria. Enquanto lida com o caso, um segredo de seu próprio passado ameaça vir à tona.

Segundo Guadagnino, a proposta do longa é explorar os choques entre diferentes versões da verdade: “O filme olha para as pessoas em suas verdades. Não é que uma verdade seja mais importante que a outra, mas sim como vemos o choque entre elas e quais são os limites que podem coexistir.

O filme ainda não tem data de estreia definida para os cinemas brasileiros, mas será o filme de abertura do Festival do Rio deste ano, que acontece entre os dias 2 e 12 de outubro.

LEIA TAMBÉM: Martin Scorsese surge irreconhecível em imagem de ‘In the Hand of Dante’

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: After the Hunt, Luca Guadagnino, woody allen