BORA F1

O significado do nome Green Day, odiado por Billie Joe Armstrong

Alcunha escolhida pelo grupo famoso no punk rock representa, na verdade, um termo conhecido em São Francisco para uso de maconha

Igor Miranda (@igormirandasite)

O vocalista e guitarrista do Green Day, Billie Joe Armstrong
O vocalista e guitarrista do Green Day, Billie Joe Armstrong - Foto: Kevin Mazur / Getty Images

Um dos primeiros passos ao formar uma banda de rock é a escolha do nome. Trata-se de uma parte fundamental da identidade do projeto. Um cartão de visitas junto ao público. Por vezes, no meio do caminho, muda-se a alcunha — caso do Green Day, que nasceu com uma identidade diferente.

O grupo californiano iniciou suas atividades em 1987 como Blood Rage. O baterista Tré Cool sequer fazia parte dessa história.

Meses após a fundação, seus integrantes fizeram a primeira troca. Passaram a se chamar Sweet Children.

Em 1989, uma nova alteração levou à escolha de Green Day. Ficou desse jeito, construindo uam identidade com a qual os fãs se acostumaram.

Green Day
Green Day – Foto: Matt Winkelmeyer / Getty Images

 

O significado do nome Green Day

A gravadora responsável pelo primeiro EP do Green Day, 1,000 Hours (1989), recomendou a mudança. A ideia era evitar confusões com o grupo Sweet Baby.

Mas qual o significado do nome que batiza o trio composto por Billie Joe Armstrong (voz e guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria)?

A expressão “green day” é muito usada informalmente na região de São Francisco — local de origem do grupo — para o uso de maconha. De maneira mais específica, é empregada para designar alguém que não fará nada no decorrer do dia além de fumar a planta.

O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong durante show do Green Day em 2024 (Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Live Nation)
O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong durante show do Green Day em 2024 – Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Live Nation

 

Billie Joe Armstrong odeia o nome

Curiosamente, Billie Joe Armstrong não é nem um pouco fã da alcunha. Em um especial ao canal VH1 (via Far Out Magazine), o vocalista e guitarrista declarou que Green Day é a pior nome da história na sua opinião.

“Fiquei chapado um dia e decidi escrever como me sentia. Batizei a canção de ‘Green Day’. Saímos de um nome ruim para outro ruim. Acho que nós temos o pior nome no rock, realmente acredito nisso. Para mim, é o pior nome do mundo.”

Armstrong não está sozinho nesta turma de músicos que desprezam o nome de seus projetos musicais. Alex Turner e Dave Grohl já fizeram comentários semelhantes sobre Arctic Monkeys e Foo Fighters, respectivamente.

Green Day gigante independentemente do nome

Billie Joe Armstrong pode até não gostar do nome, mas foi assim que o Green Day se tornou uma das bandas de rock mais populares em todos os tempos.

Com mais de 75 milhões de discos vendidos e cinco prêmios Grammy conquistados, o grupo até hoje se apresenta em grandes arenas e festivais — como o The Town, evento em São Paulo onde toca em 7 de setembro. / Colaborou: Augusto Ikeda.

+++ LEIA MAIS: A opinião de Billie Joe Armstrong sobre memes com ‘Wake Me Up When September Ends’, do Green Day
+++ LEIA MAIS: Blink vs. Green Day: Mark Hoppus revive duelo explosivo nos palcos
+++ LEIA MAIS: Green Day: Billie Joe Armstrong diz que filme American Idiot ‘vai acontecer’
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Billie Joe Armstrong, green day