WARRENS X SMURL

‘Invocação do Mal 4’ é baseado em uma história real?

Novo filme da franquia Invocação do Mal retrata a suposta assombração vivida pela família Smurl em 1986, investigada por Ed e Lorraine Warren

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

'Invocação do Mal 4' é baseado em uma história real?
'Invocação do Mal 4' é baseado em uma história real? - AP Photo/Wilkes-Barre Times Leader/Carolyn Bauman

Antes de se tornar tema do capítulo final da franquia Invocação do Mal, o caso da família Smurl já havia ganhado notoriedade como uma das investigações mais assustadores realizadas pelos demonologistas Ed e Lorraine Warren.

Nos anos 1980, os Smurl relataram episódios de intensa atividade paranormal em sua casa na cidade de West Pittston, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Agora, o filme Invocação do Mal: O Último Ritual, que estreia nesta semana, trará para os cinemas essa história marcada por supostos encontros com espíritos e manifestações demoníacas.

Então Invocação do Mal 4 é baseado em uma história real?

Sim, Invocação do Mal: O Último Ritual é inspirado em um caso real, segundo o Penn Live. A produção tem como pano de fundo o relato da família Smurl, que afirmava viver sob tormento de forças sobrenaturais em sua casa, até chamar a atenção de Ed e Lorraine Warren.

O que aconteceu com a família Smurl?

Jack e Janet Smurl se mudaram para um duplex em West Pittston, na Pensilvânia, em 1976. Nos primeiros anos, a vida foi tranquila. Mas, em 1985, um incidente com um lustre que caiu e feriu uma das filhas marcou o início de uma série de acontecimentos que o casal descreveria como sobrenaturais.

Janet e Jack Smurl em frente à sua casa na Chase St. em 22 de agosto de 1986 em West Pittston, Pensilvânia.
Janet e Jack Smurl em frente à sua casa na Chase St. em 22 de agosto de 1986 em West Pittston, Pensilvânia. Crédito:AP Photo/Wilkes-Barre Times Leader/Fred Adams

Durante os meses seguintes, a família relatou gritos inexplicáveis, cheiros fortes e objetos se movendo sozinhos. O cachorro foi supostamente arremessado contra a parede, e uma das filhas caiu da escada. Jack também declarou que foi agredido sexualmente por uma entidade.

“Até um ano atrás, eu achava que essas coisas só aconteciam em filmes”, — Jack Smurl, em entrevista a Lorraine Warren em 1986

Os famosos investigadores paranormais concluíram que a casa dos Smurl havia sido invadida por quatro espíritos: uma mulher idosa, uma jovem com potencial para violência, um homem que morreu na residência e um demônio. Segundo eles, o demônio usava os outros três espíritos para fragilizar e atacar a família.

Ed Warren contou ao jornal Times Leader que sentiu a presença logo na primeira noite em que esteve na casa dos Smurl. Ao tentar expulsar o demônio com água benta, óleo bento e um crucifixo, móveis começaram a se mover de forma violenta.

“Não precisei esperar instantes quando o que senti foi uma queda de temperatura de pelo menos uns 30 graus”, disse ele. “Então, uma massa escura se formou a cerca de um metro à minha frente. Ouvi um barulho atrás de mim, um barulho de algo chacoalhando.”

Como os Warrens se envolveram?

Após duas tentativas de exorcismo fracassadas, os Smurl levaram o caso à mídia, aparecendo em programas como Larry King Live e Entertainment Tonight. A repercussão atraiu a atenção de Ed e Lorraine Warren, que passaram a investigar a residência.

Segundo a New England Society for Psychic Research, a casa estaria sob influência de quatro presenças: uma mulher idosa, uma garota com potencial para violência, um homem que teria morrido no imóvel e um demônio. Este último, segundo Ed, manipulava os demais para atormentar a família.

“A temperatura caiu mais de 30 graus. Uma massa escura surgiu na minha frente. Atrás de mim, móveis começaram a se mover”, — Ed Warren, ao jornal Times Leader em 1986

O que aconteceu com a casa e a família?

o caso smurl

Em 1986, os Smurl publicaram o livro The Haunted: One Family’s Nightmare, que mais tarde foi adaptado para um telefilme. Embora o demônio não tenha sido expulso pelos Warrens, um padre local, Joseph Adonizio, declarou ter conseguido afastar a presença com orações intensas.

Mesmo assim, Janet Smurl disse à imprensa que, em 1987, ainda ouvia batidas e via sombras. A família se mudou no ano seguinte para a cidade de Wilkes-Barre. Jack Smurl morreu em 2017, aos 75 anos. Sua filha Carin Smurl, hoje investigadora paranormal, afirmou que ele conseguiu seguir em frente.

“Tivemos uma fase muito difícil e ninguém para nos ajudar. Ele ficou feliz que hoje eu seja uma voz para quem precisa”, — Carin Smurl, ao Pocono Record em 2017

A antiga casa foi colocada à venda, mas o novo proprietário relatou dificuldades para alugá-la por causa da fama de assombrada. Uma nova moradora, Debra Owens, afirmou não ter testemunhado nada de anormal desde que se mudou.

Como o caso chegou ao cinema?

A história da família Smurl era considerada uma possibilidade para o roteiro desde os primeiros filmes. Segundo o produtor Peter Safran, trata-se de um dos casos mais “googleáveis” dos Warrens. O ator Patrick Wilson, que interpreta Ed e também dirige o novo filme, confirmou que este será seu último na franquia.

“Era importante mostrar os céticos. Estamos longe do tempo de Amityville. O que acontece com eles quando não estão no centro das atenções?”, — Patrick Wilson, à Entertainment Weekly em maio de 2025

Quando estreia Invocação do Mal: O Último Ritual?

Escrito por David Leslie Johnson-McGoldrick e dirigido por Michael Chaves, que retornam às suas funções após o trabalho em Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, lançado em 2021, Invocação do Mal: O Último Ritual estreia em 4 de setembro de 2025 nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer a seguir:

LEIA TAMBÉM: Todos os 9 filmes de ‘Invocação do Mal’, do pior ao melhor, segundo Rolling Stone


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: ed warren, familia smurl, invocação do mal, Invocação do Mal 4, invocação do mal o ultimo ritual, lorraine warren, Smurl