ENCONTRADOS

Óculos do famoso ‘fim de semana perdido’ de John Lennon devem ser vendidos em leilão

O ex-Beatle usou o acessório durante seus infames 18 meses em Los Angeles, de 1973 a 1975

Charisma Madarang

John Lennon durante seu "fim de semana perdido" (Fotos: Michael Ochs Archives/Getty Images)
John Lennon durante seu "fim de semana perdido" (Fotos: Michael Ochs Archives/Getty Images)

Os óculos circulares com lentes escuras que John Lennon usou durante seu famoso “fim de semana perdido” em Los Angeles voltaram a aparecer em uma casa de leilões.

Como parte do Music Memorabilia Live Auction, da Propstore, o acessório — avaliado em US$ 400 mil, aproximadamente R$ 2,1 bilhões na cotação atual — estará entre diversos outros itens raros e colecionáveis que atravessam décadas e gêneros musicais, incluindo a letra manuscrita de “Straight Ahead”, de Jimi Hendrix, e o chapéu-panamá branco usado por Michael Jackson no clipe de seu sucesso de 1988, “Smooth Criminal”.

Segundo o site do leilão, Lennon usou os óculos em 12 de março de 1974, quando ele e Harry Nilsson, ambos “completamente bêbados”, vaiaram os Smothers Brothers durante uma apresentação no Troubadour Club. A noite regada a álcool logo resultou em uma briga, e Lennon e Nilsson foram retirados do local. Segundo o catálogo original da Sotheby’s, Lennon perdeu os óculos no tumulto e a esposa de Tommy Smothers acabou pegando-os.

“As vaias ficaram tão intensas que nosso show estava indo ladeira abaixo rapidamente. Ninguém ligava porque aquilo simplesmente estava acontecendo, mas houve uma confusão e paramos o show”, relembrou Smothers no livro Ticket to Ride, de Denny Somach. “Minha esposa terminou com os óculos de Lennon por causa dos socos que foram desferidos.”

O “fim de semana perdido” de Lennon aconteceu durante sua separação de Yoko Ono, sua segunda esposa, de 1973 a 1975. Nesse período de 18 meses, Lennon começou um relacionamento com a assistente do casal, May Pang, com o incentivo de Ono.

“Eu precisava realmente de um espaço porque estava acostumada a ser artista, a ser livre e tudo isso. E quando fiquei com John, como estávamos sempre sob os holofotes, perdi a liberdade”, disse Ono em uma entrevista a David Sheff, em outubro de 1980. “Estávamos juntos o tempo todo, 24 horas por dia. A pressão era especialmente forte para mim, por ser aquela que tirou John Lennon do público. Sofri muita pressão e minha arte também foi prejudicada. Sofri muito e achei que precisava me libertar de tudo aquilo. Eu precisava de espaço para pensar.”

Em uma entrevista à Rolling Stone em 1975, logo após o fim da separação, o jornalista Pete Hamill perguntou a Lennon quem havia terminado o relacionamento e por que decidiram reatar. “Bem, não é uma questão de quem terminou. Terminou. E por que voltamos?”, respondeu Lennon. “Voltamos porque era diplomaticamente viável… vamos lá. Voltamos porque nos amamos.”

Lennon e Ono permaneceram casados até seu assassinato em frente ao edifício Dakota, em Nova York, em 8 de dezembro de 1980.

O Music Memorabilia Auction será aberto ao público em 23 de outubro, às 7h (horário do Pacífico).

+++LEIA MAIS: Como John Lennon reagia ao ouvir críticas a Paul McCartney após o fim dos Beatles

TAGS: fim de semana perdido, John Lennon, Lost Weeknd, óculos