O artista que fez o Tiny Desk estourar, segundo produtora da NPR
Hoje com bilhões de visualizações, projeto de shows na internet fundado em 2008 viu seu destino mudar mais de meia década após sua estreia
Igor Miranda (@igormirandasite)
O Tiny Desk Concerts é, há anos, um queridinho da internet. Produzida desde 2008 pela NPR (National Public Radio) Music nos Estados Unidos, a série de shows conta com mais de 3,5 bilhões de visualizações online e performances históricas de artistas e grupos como Anderson Paak, Alicia Keys, Jorja Smith, Adele, Ca7riel & Paco Amoroso, Tyler the Creator, Harry Styles, entre vários outros.
Mas houve uma apresentação específica que fez o projeto estourar nas redes sociais. Em entrevista a Silvio Essinger para o jornal O Globo, a produtora executiva Suraya Mohamed revelou que o destino da série de performances mudou graças a T-Pain.
O cantor e rapper nascido em 1984 fez enorme sucesso nos anos 2000 pelo uso de Auto-Tune, ferramenta que corrige desafinações — mas, no caso do americano, era empregada para criar texturas e fraseados específicos. Sua participação no Tiny Desk Concerts em 2014 foi reveladora para o público geral, pois muitos não sabiam da capacidade vocal do artista, e para a própria NPR, que enxergou potencial na iniciativa.
“Tudo começou por diversão e, por muitos anos, o Tiny Desk foi feito com artistas que estavam passando por Washington. Se estavam fazendo show em algum clube às 21h30, a gente perguntava: ‘Ei, você gostaria de passar aqui na NPR e tocar um pouco antes?’. T-Pain foi quem meio que fez a série explodir, quando todos o viram cantar sem Auto-Tune e perceberam: ‘Ah, esse cara sabe cantar de verdade!’.”
A partir daí, o Tiny Desk começou a receber artistas que não necessariamente estavam em Washington, cidade que concentra as operações da NPR, para outros compromissos. O “cardápio” de gêneros musicais também se ampliou: deixou de ser majoritariamente indie para agregar também hip hop, R&B e jazz, além de músicos da chamada “música latina”. Até mesmo brasileiros como Milton Nascimento, Seu Jorge e Liniker já participaram.
Tiny Desk Concerts no Brasil
Após 17 anos de história, o Tiny Desk Concerts ganhou uma versão brasileira. O país é apenas o terceiro do mundo a receber uma versão própria para além dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul.
Agora, as gravações vão rolar no escritório do Google em São Paulo, na Faria Lima. Anonymous Content Brazil e YouTube Brasil estão por trás da operação, com curadoria rigorosa que inclui aprovação final da própria NPR americana.
Duas temporadas estão planejadas para o primeiro ano, cada uma com cinco apresentações. As filmagens já começaram e a estreia está marcada para outubro no YouTube.
+++ LEIA MAIS: T-Pain reflete sobre racismo no country e revela medida tomada com suas composições
+++ LEIA MAIS: As 10 músicas de rock mais ouvidas no Spotify em todos os tempos
+++ LEIA MAIS: Os 12 discos de rock mais ouvidos no Spotify em todos os tempos
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram