O que pensa família do falecido Neil Peart sobre volta do Rush
Banda anunciou turnê de 12 shows pela América do Norte com homenagens ao saudoso baterista e a alemã Anika Nilles em sua vaga
Igor Miranda (@igormirandasite)
Como noticiado, Geddy Lee (voz, baixo e teclados) e Alex Lifeson (guitarra) retornarão à estrada como Rush em 2026, para uma turnê de “50 e poucos anos” dedicada à memória de seu falecido baterista, Neil Peart. A virtuosa alemã Anika Nilles, que já tocou com Jeff Beck, se juntará a eles na turnê “Fifty Something”, com 12 datas e sete cidades na América do Norte.
A decisão de Lee e Lifeson pode causar polêmica entre uma parcela dos fãs. Afinal de contas, Peart era uma parcela muito importante do grupo, seja em seu instrumento ou a cargo da maioria das letras de música, dado seu talento para a escrita.
Além disso, em entrevistas, a dupla remanescente disse diversas vezes que a banda não retornaria sem seu baterista clássico. Neil não era integrante original — John Rutsey gravou o primeiro álbum, lançado em 1974 —, mas sua presença ao longo das décadas foi decisiva para o sucesso do projeto.
No que depender da família de Peart, porém, as novas atividades estão devidamente aprovadas. A iniciativa tem apoio de Carrie Nuttall-Peart e Olivia Peart, respectivamente viúva e filha de Neil.
Em nota conjunta à imprensa, Carrie e Olivia afirmam:
“Estamos entusiasmadas em apoiar a turnê Fifty Something, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista.”

A turnê do Rush
O primeiro compromisso será dia 7 de junho no Kia Forum, em Los Angeles — o mesmo local onde o Rush fez seu último show com Peart, em agosto de 2015.
Em nota à imprensa, Lee declarou:
“Depois de tudo o que aconteceu desde o último show, Alex e eu fizemos uma séria autoanálise e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”
Neil Peart faleceu em 2020, após uma luta contra um câncer no cérebro. O grupo estava sem compromissos desde 2015, quando realizou sua turnê final, mas não anunciou ao público sua aposentadoria.
Sobre Anika Nilles, baterista de 42 anos convocada para o posto, Lee complementou:
“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa notável; uma baterista e musicista incrível que está adicionando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua própria e fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Além de Nilles, outros músicos serão incluídos como integrantes de turnê. Os nomes não foram revelados, mas imagina-se que haverá pelo menos um tecladista, deixando Geddy livre para apenas cantar e tocar baixo. Cada show terá dois sets, com 35 músicas ao todo.

Rush em turnê
Agenda:
7 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
9 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
18 de junho – Cidade do México, MX @ Palacio de los Deportes
24 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
26 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
16 de julho – Chicago, IL @ United Center
18 de julho – Chicago, IL @ United Center
28 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
30 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
7 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
9 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
17 de setembro – Cleveland, OH @ Rocket Arena
+++ LEIA MAIS: Por que o Rush nunca irá voltar, segundo Alex Lifeson
+++ LEIA MAIS: Por que o Rush nunca lançou um hit, de acordo com Geddy Lee
+++ LEIA MAIS: O pior disco do Rush, na opinião de Geddy Lee
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram