CEO do Oscar relembra engajamento brasileiro após foto de Fernanda Torres: ‘Histórico’
Bill Kramer afirma que viralização da imagem da atriz impulsionou engajamento global da Academia e marcou um novo momento de conexão com o público brasileiro
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
O CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Bill Kramer, afirmou que a foto de Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) publicada nas redes oficiais do Oscar, em novembro de 2024, foi um marco histórico para a instituição. Segundo ele, o engajamento massivo do público brasileiro transformou a relação da Academia com os fãs de cinema na América Latina.
Em entrevista ao jornal O Globo, Kramer contou que a repercussão da imagem — feita durante o Governors Awards, evento que antecede o Oscar — foi “algo sem precedentes”.
“Ver toda a empolgação em torno de Ainda Estou Aqui, o crescimento de nossas mídias sociais, o aumento da audiência da cerimônia na América Latina, foi tudo muito empolgante. Foi incrível ver vídeos das pessoas parando o carnaval para assistir à premiação nas ruas do Brasil”, disse.
A publicação, que mostrava Fernanda Torres, então cotada ao Oscar por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, alcançou milhões de curtidas e comentários, a maioria de brasileiros. O sucesso antecipou o que viria meses depois: a indicação de Torres e do longa de Walter Salles (Central do Brasil) à principal premiação do cinema mundial. Confira a postagem:
Ver essa foto no Instagram
Kramer destacou que o episódio simbolizou uma virada de chave para a Academia. “Temos muitos e muitos novos seguidores do Brasil. E posso te dizer quando tudo começou. Em novembro, tivemos a cerimônia do Governors Awards, com a entrega dos Oscars honorários. A Fernanda compareceu. Postamos uma foto dela e tudo explodiu. E nunca mais voltamos a ser como antes”, afirmou.
O dirigente, no Brasil para participar da 27ª edição do Festival do Rio, disse que o engajamento brasileiro trouxe “tanto amor, tanto apoio e tantos comentários em português” que a equipe da Academia passou a adotar novas estratégias de comunicação com o público latino.
“Ficamos muito felizes, porque é o que buscamos como organização: estar mais próximos dos fãs de cinema de todo o mundo”, concluiu Kramer.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Cinema de São Paulo anuncia programação de sua 49ª edição