Conheça Anika Nilles, baterista que tocará com o Rush na turnê de 2026
Baterista alemã de 42 anos ocupa vaga deixada por Neil Peart, falecido em 2020; ela obteve enorme destaque na última década
Igor Miranda (@igormirandasite)
Por si só, a notícia da volta do Rush deixa fãs surpresos. Geddy Lee e Alex Lifeson retornarão à estrada com o nome da banda em 2026, para uma turnê de “50 e poucos anos” dedicada à memória de seu baterista clássico, Neil Peart, falecido em 2020.
Surpreende ainda mais a escolha de quem irá substituir Peart. Lee e Lifeson recorreram a Anika Nilles, baterista alemã de 42 anos que pode não ser exatamente um nome tão popular dos fãs de rock clássico. Ela, que já tocou com Jeff Beck, se junta à turnê “Fifty Something”, com 12 datas em sete cidades na América do Norte.
Mas a opção por Nilles, certamente, não choca por seu talento. Com mais de 225 mil seguidores somente no YouTube, a instrumentista acumula uma legião de fãs em uma série de vídeos onde desfila habilidades não apenas no rock, como também no jazz e em outros gêneros musicais.
Seu nome se tornou mais conhecido no meio quando, em 2022, participou da última turnê solo de Jeff Beck pela Europa. O lendário guitarrista faleceu no início de 2023.
Embora Anika toque bateria desde os 6 anos de idade, sua família não permitiu que ela seguisse carreira musical tão cedo. Em entrevista de 2023 ao The Beat, ela contou que, aos 16, desejava trabalhar como baterista profissional. A resposta?
“Eles disseram: ‘Não, não, não! Você precisa fazer algo sério primeiro’. Então, estudei Serviço Social por cinco anos e me tornei professora de pré-escola. Foi divertido, me deu a chance de ser criativa e recebi uma ótima oferta de emprego depois da minha prova final. Mas tive que pensar bem na minha situação.”

Sua dedicação à música de forma integral só ocorreu quando ela já estava com aproximadamente 30 anos de idade. Ela estudou música popular na Popakademie Baden-Württemberg, em Mannheim, Alemanha. Por volta de 2013, lançou suas primeiras composições na internet e não demorou a fazer sucesso. Lançou, inclusive, dois álbuns de estúdio: Pikalar (2017) e For a Colorful Soul (2020).
O que Geddy Lee diz sobre Anika Nilles
Em comunicado à imprensa, Geddy Lee apresentou Anika Nilles com entusiasmo. O cantor, baixista e tecladista afirmou:
“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa notável; uma baterista e musicista incrível que está adicionando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua própria e fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Outros instrumentistas chegarão ao Rush
Ainda em nota, Geddy Lee revelou que mais músicos de turnê serão incluídos à formação de shows do Rush. A ideia é explorar novos sons e deixar Lee um pouco mais solto para se dedicar apenas aos vocais e baixo — ele também costumava assumir os teclados.
Em um vídeo, ele afirmou:
“Há outra decisão que está chegando. Adoro a ideia de poder ir até Lifeson, ir até o baterista e ser apenas uma baixista. Acho que vamos nos ver adicionando à banda, talvez um tecladista.”
Rush em turnê
Agenda:
7 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
9 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
18 de junho – Cidade do México, MX @ Palacio de los Deportes
24 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
26 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
16 de julho – Chicago, IL @ United Center
18 de julho – Chicago, IL @ United Center
28 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
30 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
7 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
9 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
17 de setembro – Cleveland, OH @ Rocket Arena
Rolling Stone Brasil: Avenged Sevenfold na capa
A nova edição da Rolling Stone Brasil traz uma entrevista exclusiva com os 5 integrantes do Avenged Sevenfold, às vésperas de seus maiores shows solo no Brasil. Também há um bate-papo com Planet Hemp, um especial Bruce Springsteen, homenagem a Ozzy Osbourne e muito mais. Compre pelo site da Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: Por que o Rush nunca irá voltar, segundo Alex Lifeson
+++ LEIA MAIS: Por que o Rush nunca lançou um hit, de acordo com Geddy Lee
+++ LEIA MAIS: O pior disco do Rush, na opinião de Geddy Lee
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram