Elenco de ‘Tremembé’ explica por que true crimes fazem sucesso
Primeiro episódio da série foi exibido no Festival do Rio e revelou ao público a abordagem psicológica e desafiadora de um dos true crimes mais esperados da atualidade
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
Tremembé, série original do Amazon Prime Video, teve sua pré-estreia na noite da quarta-feira (8) no Festival do Rio 2025 com a exibição do primeiro episódio, que lotou o Cine Odeon e revelou ao público a abordagem psicológica e desafiadora de um dos true crimes mais esperados da atualidade, que explora a história de criminosos notórios em um famoso presídio de São Paulo.
O elenco, incluindo Marina Ruy Barbosa (Justiça), Felipe Simas (As Aventuras de José & Durval), Bianca Comparato (3%) e Kelner Macêdo (Corpo Elétrico), esteve presente para celebrar a produção. Marina, do palco, ressaltou o esforço coletivo: “A gente está com uma parte pequena de uma grande engrenagem, porque foram 1.700 pessoas trabalhando nesse projeto. E a gente vai lançar essa série aqui, no dia 31, serão 5 [episódios] já, não só aqui no Brasil, mas no mundo.”
O lado sombrio e a metodologia de atuação
O roteirista e jornalista Ullisses Campbell, autor dos livros que deram origem à série, explicou o fascínio do público pelo gênero true crime: “Eu acho que cativa muito o público porque essa história é da sociedade. Essas pessoas, elas cometeram crime, mas elas continuam sendo humanas como nós. Elas mexem muito com o que você é capaz de fazer, os limites que o código penal te impõe. Acho que é esse lado sombrio do ser humano que fascina as pessoas.”
A complexidade da interpretação desse lado sombrio foi um dos grandes desafios do elenco. O ator Kelner Macêdo revelou a obsessão em se aprofundar na natureza humana e suas fragilidades: “O crime está muito perto, ele não está longe. Bastam cinco minutos de descontrole completo que você pode cometer um crime.” Ele ressaltou a importância social de a série poder refletir sobre o sistema penitenciário e a própria sociedade.
Para compor um personagem tão polêmico, o ator Anselmo Vasconcelos (Toma Lá, Dá Cá) buscou ajuda de uma preparadora corporal, que o auxiliou a “localizar no corpo onde é que estava a psicopatia dele“. A série é uma “interpretação da interpretação“, em que o personagem “finge que está doente“.
Desafios e reflexões sobre a profissão
O ator Felipe Simas refletiu sobre a experiência de atuar na série, que o levou a “lugares cardíacos diferentes“, mas sem diferenciar o personagem de outros papéis. Ele afirmou que, para ele, todos os corações “batem da mesma forma, o sangue corre do mesmo jeito“. João Pedro Mariano (Baby) comentou a versatilidade exigida ao interpretar um personagem que anda de salto, algo novo em sua carreira, de ator que precisa dar a “a cara a tapa“.
Ao levar uma história tão brasileira para a tela grande, a produção reforça o poder do audiovisual nacional. Os atores Kelner Macêdo e João Pedro Mariano destacaram que a série traz uma importante reflexão para o público e que a arte pode cumprir seu papel ao provocar o pensamento e abrir discussões.
Qual é a história de Tremembé?
Tremembé é livremente baseada em diferentes livros do jornalista Ulisses Campbell — incluindo Suzane: Assassina e Manipuladora, sobre a história de Suzane von Richthofen, que encomendou a morte dos próprios pais; e Elize Matsunaga: A Mulher Que Esquartejou o Marido, sobre o assassinato do empresário Marcos Kitano Matsunaga — e promete revelar a rotina dos criminosos reunidos na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, localizada em Tremembé, no interior de São Paulo.
Quem está no elenco de Tremembé?
O destaque no elenco de Tremembé vai para Marina Ruy Barbosa (Justiça) na pele Suzane von Richthofen, uma das criminosas mais famosas do país. Além dela, a série também conta com:
- Felipe Simas (As Aventuras de José & Durval) e Kelner Macêdo (Corpo Elétrico) como os irmãos Daniel, ex-namorado de Suzane, e Christian Cravinhos, que executaram Manfred e Marísia von Richthofen;
- Carol Garcia (A Dona do Pedaço) como Elize Matsunaga, responsável pela morte de marido;
- Lucas Oradovschi (Vai na Fé) como Alexandre Nardoni e Bianca Comparato (3%) como Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte de Isabella Nardoni, de apenas cinco anos, em 2008;
- Anselmo Vasconcelos (Toma Lá, Dá Cá) como Roger Abdelmassih, ex-médico brasileiro, condenado por mais de 50 estupros; e
- Letícia Rodrigues (Manhãs de Setembro) como Sandra Regina Ruiz, conhecida como Sandrão, que se envolveu romanticamente com Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga na cadeia.
Quando estreia Tremembé?
A série que traz os criminosos que chocaram o Brasil todos reunidos na mesma prisão estreia no dia 31 de outubro no catálogo do Prime Video. Confira o trailer a seguir:
LEIA TAMBÉM: Ato Noturno, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, O Agente Secreto e mais destaques do Festival do Rio 2025