LANÇAMENTO

Khalid lança ‘After the Sun Goes Down’, álbum de liberdade e amor em todas as formas

Sexto álbum do cantor traz letras mais diretas sobre amor e liberdade, marcando nova fase artística após assumir sua identidade

Kadu Soares (@soareskaa)

Khalid
Khalid lança After the Sun Goes Down, seu sexto álbum explorando amor, desejo e liberdade com letras diretas e colaborações de Tove Lo e Julia Michaels (Foto: Alexander Tamargo/Getty Images)

Na madrugada desta sexta, 10, Khalid lançou seu sexto álbum de estúdio: After the Sun Goes Down (2025). O disco chegou em duas versões, uma com 16 faixas e outra com 17, que exploram os vários matizes do amor, do desejo intenso à vulnerabilidade, da celebração à angústia, tudo isso envolto em cores sonoras mais ousadas e amplas.

O lançamento marca uma virada artística para Khalid. Neste projeto, ele mergulha mais profundo em sua identidade, lançando mão de colaborações com nomes como Tove Lo e Julia Michaels, além de produções de ILYA e Darkchild, que ajudam a criar uma textura sonora variada entre pop, R&B e ritmos globais.

Outro ponto central deste novo capítulo é a maior abertura emocional que o artista assume. Em After the Sun Goes Down, Khalid parece se sentir mais confortável para expressar quem ele é, inclusive com letras queer explícitas de desejo e liberdade, o que marca um contraste com seus trabalhos anteriores.

A repercussão crítica ao álbum foi significativa e heterogênea. Para o HotNewHipHop, After the Sun Goes Down é possivelmente “seu álbum mais honesto até hoje”, além de ser “divertido e emotivo, com letras muito mais diretas”. O AP News afirma que o disco representa “um retorno vibrante e confiante”, e que o fato de ele estar “publicamente out and proud” intensifica uma nova clareza nas composições. Por fim, o The Irish Times classificou o álbum como “uma escuta presa entre o pop íntimo e a alma do bedroom pop“, afirmando que Khalid “banha-se no brilho do amor e da liberdade”.

Ouça After the Sun Goes Down:

Um momento pessoal e criativo

Desde 2024, Khalid foi publicamente “exposto” por um ex-parceiro nas redes sociais — um episódio que ele descreveu como doloroso, mas que também abriu caminho para uma fase de maior liberdade artística. Em entrevista para a revista People, ele admite que After the Sun Goes Down não seria possível sem esse choque; apenas quando se sentiu liberado para escrever “quem ele realmente é”, o álbum ganhou forma.

Seu novo álbum sucede um momento mais introspectivo de Khalid, protagonizado por um disco mais tranquilo e com foco no R&B, Sincere (2024). Essa dualidade entre introspecção e leveza deixou claro o terreno emocional que After the Sun Goes Down precisava transpor; agora ele emerge mais ousado, mais visível e mais direto, mantendo raízes no R&B, mas expandindo seus horizontes com confiança renovada.

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: Khalid