PREMIAÇÃO

‘Pequenas Criaturas’, ‘Ato Noturno’ e mais vencedores do Festival do Rio 2025

Cerimônia de premiação aconteceu no domingo (12) no clássico Cine Odeon, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

'Pequenas Criaturas', 'Ato Noturno' e mais vencedores do Festival do Rio 2025 (Fotos: Divulgação)

A 27ª edição do Festival do Rio, um dos festivais de cinema mais importantes do Brasil e da América Latina, chegou ao fim no último domingo (12) premiando Pequenas Criaturas, novo longa de Anne Pinheiro Guimarães (Transe), com o Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção da Première Brasil, principal honraria da noite.

Além disso, o longa estrelado por Carolina Dieckmmann (Vale Tudo) — que conta a história de uma mulher abandonada com os filhos em um Brasil recém-saído da Ditadura Militar — também conquistou o prêmio de Melhor Direção de Arte, para Claudia Andrade.

Outro destaque do Festival do Rio 2025 foi Ato Noturno, novo longa de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, responsáveis por Tinta Bruta, grande vencedor do festival em 2018. A novidade, que apresenta o perigoso relacionamento entre um político e um jovem ator, ganhou quatro prêmios: os Redentores de Melhor Ator (para Gabriel Faryas), Melhor Roteiro (para Reolon e Matzembacher) e Melhor Fotografia (para Luciana Baseggio), além do Prêmio Félix, dedicado a produções LGBQTIAPN+, de Melhor Filme.

Herança de Narcisa, suspense estrelado por Paolla Oliveira (Vale Tudo), também se destacou na 27ª edição do Festival do Rio e foi eleito como o Melhor Filme da Competição Novos Rumos pelo voto popular, que voltou a acontecer neste ano. A seguir, confira a lista completa de vencedores do Festival do Rio 2025:

Vencedores do Festival do Rio 2025:

Troféu Redentor

  • Melhor Longa-Metragem de Ficção – Anne Pinheiro Guimarães, por Pequenas Criaturas
  • Melhor Longa-Metragem de Ficção (Voto Popular) – Susanna Lira, por #SalveRosa
  • Melhor Longa-Metragem Documentário – Tainá Müller e Ísis Broken, por Apolo
  • Melhor Longa-Metragem Documentário (Voto Popular) – Natasha Neri e Gizele Martins , por Cheiro de Diesel
  • Melhor Curta-Metragem (ex aequo) – Pedro de Alencar, por Sebastiana e Fábio Leal, por O Faz-Tudo
  • Melhor Direção de Ficção – Rogério Nunes, por Coração das Trevas
  • Melhor Direção de Documentário – Mini Kerti, por Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui
  • Melhor Ator – Gabriel Faryas, por Ato Noturno
  • Melhor Atriz – Klara Castanho, por #SalveRosa
  • Melhor Ator Coadjuvante – Alejandro Claveaux, por Ruas da Glória
  • Melhor Atriz Coadjuvante – Diva Menner, por Ruas da Glória
  • Melhor Roteiro – Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, por Ato Noturno
  • Melhor Montagem – André Finotti, por Honestino
  • Melhor Fotografia – Luciana Baseggio, por Ato Noturno
  • Melhor Direção de Arte – Claudia Andrade, por Pequenas Criaturas
  • Melhor Figurino – Renata Russo, por #SalveRosa
  • Melhor Som – Ariel Henrique e Tales Manfrinato, por Love Kills
  • Melhor Trilha Sonora Original – Plínio Profeta, por Apolo
  • Prêmio Especial do Júri – Natasha Neri e Gizele Martins, por Cheiro de Diesel

Novos rumos

  • Melhor Curta-Metragem – Luciana Vieira e Marcel Beltrán, por Ponto Cego
  • Menção Honrosa – Douglas Henrique, por Os Arcos Dourados de Olinda
  • Melhor Longa-Metragem – Jonatas Rubert e Tiago Rubert, por Uma em Mil
  • Melhor Longa-Metragem (Voto Popular) – Clarissa Appelt e Daniel Dias, por A Herança de Narcisa
  • Melhor Direção – João Borges, por Espelho Cigano
  • Melhor Ator – Márcio Vito, por Eu Não Te Ouço
  • Melhor Atriz – Ana Flavia Cavalcante e Mawusi Tulani, por Criadas
  • Menção Honrosa de Melhor Atriz – Docy Moreira, por Espelho Cigano
  • Prêmio Especial do Júri – Ângela Leal e Leandra Leal, por Nada a Fazer

Félix

  • Melhor Filme Brasileiro – Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, por Ato Noturno
  • Melhor Filme Internacional – Leela Varghese e Emma Hough Hobb, por A Sapatona Galáctica (Lesbian Space Princess)
  • Melhor Documentário – Allan Ribeiro, por Copacabana, 4 de Maio
  • Prêmio Especial do Júri – Anna Cazenave Cambet, por Me Ame com Ternura (Love Me Tender)

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Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
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