LISTA

‘O Agente Secreto’, ‘O Filho de Mil Homens’ e mais destaques nacionais na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo

Para ajudar com a maratona cinematográfica, a Rolling Stone Brasil preparou uma lista com 17 produções nacionais para ficar de olho na Mostra de São Paulo 2025

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

'O Agente Secreto', 'O Filho de Mil Homens' e mais destaques nacionais na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo (Divulgação/Vitrine Filmes)

A partir do próximo dia 16 de outubro, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos maiores eventos de cinema do Brasil e da América Latina, apresenta a sua 49ª edição, que permite cinéfilos e entusiastas da sétima arte conferir centenas de produções inéditas, obras de diretores consagrados e novos talentos em sessões distribuídas por toda São Paulo e região.

Para ajudar com a maratona cinematográfica, a Rolling Stone Brasil preparou uma lista com 17 produções nacionais para ficar de olho na Mostra de São Paulo 2025, incluindo O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) estrelado por Wagner Moura (Marighella), que irá representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2026, além de O Filho de Mil Homens, adaptação do livro de Valter Hugo Mãe. Confira:

O Agente Secreto

O Agente Secreto é ambientado na década de 1970 e gira em torno de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.

O Filho de Mil Homens

Em O Filho de Mil Homens, Crisóstomo (Rodrigo Santoro), um pescador de 40 anos que cresceu isolado da sociedade, sonha em ter um filho. Convencido de que “quando se sonha grande, a realidade aprende”, ele parte em busca de relações verdadeiras, inventa uma família atípica e reúne personagens tão excêntricos quanto humanos. Entrelaçando histórias não lineares em uma trama múltipla e delicada, o pescador conhece Camilo, um garoto de 12 anos, filho órfão de Francisca, uma mulher com nanismo. Camilo o incentiva a procurar uma companheira, e assim Crisóstomo encontra Isaura, uma mulher desonrada e afundada na solidão, casada com Antonino (Johnny Massaro), um homem sensível e frágil. Com simplicidade e ternura, Crisóstomo desconstrói nossa visão de masculinidade ao reunir personagens que sofreram e foram rejeitados pela pequena vila litorânea fictícia, em uma ode àqueles que resistem e conseguem se conectar verdadeiramente por não se prenderem às convenções sociais nem às crenças limitantes da sociedade.

‘O Agente Secreto’, ‘O Filho de Mil Homens’ e mais destaques nacionais na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo (Divulgação/Netflix)

Ato Noturno

Em Ato Noturno, um ator ambicioso e um político em ascensão vivem um caso em sigilo e, juntos, descobrem ter fetiche por sexo em lugares públicos. À medida que se aproximam da fama, mais intenso se torna o desejo de se colocarem em risco.

Honestino

Misto de documentário e ficção, Honestino conta a história de Honestino Guimarães, líder estudantil da geração 68, presidente da UNE e aluno da UnB. Preso cinco vezes, o jovem foi sequestrado aos 26 anos, em 1973, e é um dos desaparecidos da Ditadura Militar brasileira.

‘O Agente Secreto’, ‘O Filho de Mil Homens’ e mais destaques nacionais na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo (Divulgação/Filmes do Estação)

Ruas da Glória

Na história de Ruas da Glória, conhecemos Gabriel, que cresceu no Recife, criado pela avó, depois que a mãe morreu e seu pai o abandonou. Quando sua avó morre e o pai herda tudo, ele decide largar Recife e ir para o Rio de Janeiro. Assim que chega na cidade, ele se apaixona perdidamente por Adriano, um misterioso garoto de programa uruguaio. Ele também faz novos amigos: Mônica, uma mulher trans, dona do Bar da Glória, Laila, Mateus e Roger. Quando Adriano some, Gabriel começa uma jornada de investigação que o faz adentrar cada vez mais no mundo dos garotos de programa e da vida noturna das ruas da Glória.

Love Kills

Ambientado em um centro de São Paulo devastado pelo crack, Love Kills acompanha uma jovem vampira, que assombra um café sujo e acaba encantando um garçom ingênuo. À medida que o rapaz descobre os segredos dela, assim como o submundo da cidade, ele começa a se atrair para um mundo perigoso de intrigas imortais, desafiando a própria moralidade.

Cyclone

Cyclone se passa em São Paulo, 1919. Desafiando todas as regras, uma jovem operária e dramaturga conquista uma cobiçada bolsa para estudar teatro em Paris, mas logo descobre que o maior obstáculo para realizar seu sonho é ter nascido em um mundo onde as mulheres nem sequer são donas do próprio corpo.

Virtuosas

Em Virtuosas, um retiro VIP para mulheres em busca de sua melhor versão se transforma em uma jornada absurda e perigosa.

‘O Agente Secreto’, ‘O Filho de Mil Homens’ e mais destaques nacionais na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo (Divulgação/Olhar Filmes)

Labirinto dos Garotos Perdidos

Labirinto dos Garotos Perdidos traz um garoto do interior que se perde na madrugada da cidade grande, passando por uma série de encontros sexuais progressivamente bizarros, enquanto um assassino espreita pelas sombras da metrópole.

Futuro Futuro

Futuro Futuro se passa em um futuro próximo, onde os avanços em inteligência artificial coexistem com o surgimento de uma nova síndrome neurológica, um homem de 40 anos e sem memória, chamado K, é acolhido por um clickworker solitário de 60 anos na parte empobrecida de uma chuvosa cidade brasileira. Após usar um viciante dispositivo IA em um curso para pessoas com a estranha síndrome, K embarca em uma jornada trágica e absurda para tentar encontrar o seu lugar no mundo.

Morte e Vida Madalena

Em Morte e Vida Madalena, Madalena é uma produtora de cinema tendo que lidar com a morte recente do pai, sua gravidez de 8 meses e a produção de uma ficção científica B onde tudo parece dar errado.

Dolores

Em Dolores, às vésperas de completar 65 anos, Dolores tem uma premonição: sua vida vai mudar. Ela será dona de um cassino de sucesso. Mas seu passado de vício em jogo pode jogar contra ela. Deborah, sua única filha, espera a saída do namorado da prisão para começar uma nova vida, enquanto Duda, neta de Dolores, se agarra a uma oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos. As três mulheres tentam transformar seus sonhos de uma vida melhor em realidade, apostando tudo ou nada.

A Natureza das Coisas Invisíveis

Na história de A Natureza das Coisas Invisíveis, Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior de Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.

Papagaios

Em Papagaios, Tunico é o mais famoso “Papagaio de Pirata” do Rio de Janeiro e está sempre perseguindo repórteres para aparecer na TV. Após um grave acidente, ele conhece Beto, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Este encontro revelará a face oculta da busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias.

Gravidade

Na trama de Gravidade, às vésperas do fim do mundo, Sydia e sua filha Nina se veem presas em uma noite interminável dentro da antiga mansão da família. Enquanto o isolamento acirra os conflitos entre mãe e filha, a chegada inesperada da misteriosa Lara desperta tensões. Joana, a empregada que havia sumido sem explicações, retorna com notícias do mundo exterior e as quatro mulheres são forçadas a confrontar seus medos mais íntimos. Em meio ao colapso iminente, segredos vêm à tona, e cada uma será confrontada com o peso de suas escolhas.

‘O Agente Secreto’, ‘O Filho de Mil Homens’ e mais destaques nacionais na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo (Divulgação)

Quase Deserto

Quase Deserto se passa em  uma Detroit pós-pandêmica, onde dois imigrantes latinos sem documentos se veem envolvidos em um assassinato e, sem querer, resgatam a única testemunha: uma mulher com uma síndrome rara que lhe dá olhos infantis, dificuldades de socialização e uma percepção além do comum — ela enxerga o que ninguém mais vê. Agora, essa tríade improvável protagoniza sua própria aventura, onde redenção, traição e ironia se entrelaçam em meio aos escombros de uma cidade que esconde segredos sujos sob o disfarce de reconstrução.

Criadas

Em Criadas, Sandra retorna à casa de sua prima Mariana em busca de uma foto de sua falecida mãe, que trabalhou ali como empregada residente para os pais de Mariana. Embora tenham sido criadas juntas, Sandra, negra de pele escura, e Mariana, negra de pele clara, viveram aquela casa de formas muito diferentes. Ao se reconectarem, memórias há muito enterradas tomam forma ao redor delas. Fantasmas da infância, da ancestralidade, de um amor que nunca foi embora completamente.

LEIA TAMBÉM: ‘Pequenas Criaturas’, ‘Ato Noturno’ e mais vencedores do Festival do Rio 2025

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

 

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, A Natureza das Coisas Invisíveis, Criadas, cyclone, Dolores, Futuro Futuro, gravidade, Honestino, Labirinto dos Garotos Perdidos, love kills, Morte e Vida Madalena, Mostra de São Paulo, Mostra de São Paulo 2025, mostra de sp, Mostra Internacional de Cinema de Cinema de São Paulo, O Agente Secreto, O Filho de Mil Homens, Papagaios, Quase Deserto, Ruas da Glória, Virtuosas