A FAVORITA

A surpreendente música que Bruce Springsteen ouviria pelo resto da vida

The Boss revela qual canção escolheria para levar para uma hipotética ilha deserta e rasga elogios ao cantor que a consagrou na década de 1960

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Bruce Springsteen em 2025
Bruce Springsteen em 2025 (Foto: Rodin Eckenroth/Getty Images for AFI)

Bruce Springsteen possui um vasto repertório de canções marcantes. Algumas dessas músicas – e os discos também, claro – poderiam figurar naquela típica resposta sobre o que levar para uma ilha deserta.

Mas e qual canção The Boss escolheria para ouvir pelo resto da vida? Essa foi uma das perguntas feitas a ele em 2021 no programa The Late Show with Stephen Colbert (via American Songwriter). A resposta pode ser considerada surpreendente.

Nada de Bob Dylan, Van Morrison, Beatles ou Chuck Berry, alguns dos artistas que mais influenciaram Springsteen. A música selecionada por ele foi:

“Uma só? Nossa. É ‘Summer Wind’, do Frank Sinatra.”

“Summer Wind” é uma composição alemã de 1965, criada originalmente por Heinz Meier. Posteriormente, ela foi regravada nos Estados Unidos e ganhou novas versões, sendo a de Frank Sinatra a mais famosa delas.

A música foi lançada no álbum Strangers in the Night (1966), de Sinatra, e chegou ao número 25 nas paradas da Billboard Hot 100.

Bruce Srpginsteen sobre a música de Frank Sinatra

Segundo revelou Springsteen no The Late Show with Stephen Colbert, ele se encantou pela versão de Frank Sinatra ainda na infância por influência de sua mãe:

“Ela disse: ‘Escutem isso. É Frank Sinatra. Ele é de Nova Jersey‘. Era uma voz cheia de más atitudes, vida, beleza, excitação, uma desagradável sensação de liberdade, sexo e um triste conhecimento dos costumes do mundo.”

The Boss aproveitou para refletir sobre o que fez de Sinatra um gigante da música:

“Cada música parecia ter seu pós-escrito: ‘E se você não gostar, aqui vai um soco no beiço’. Mas foi a profunda melancolia da voz de Frank que mais me afetou. Embora sua música tenha se tornado sinônimo de black tie, boa vida, a melhor bebida, mulheres, sofisticação, sua voz melancólica sempre foi o som da má sorte e de homens tarde da noite com os últimos dez dólares no bolso tentando encontrar uma saída.”

Rolling Stone Brasil — edição de colecionador Bad Bunny

O artista mais ouvido no Spotify e vencedor do álbum internacional do ano segundo a Rolling Stone Brasil, Bad Bunny estreia nos palcos nacionais com a sua “Debí Tirar Más Fotos World Tour”. Criamos um dossiê sobre a carreira de Benito Antonio Martinez Ocasio, artista que aponta suas bandeiras para a unificação da América em música, atitude e vibe.

Nesta edição especial impressa, a lista das 50 melhores canções do porto-riquenho, entrevista exclusiva histórica, análises do Halftime Show do Super Bowl e das apresentações em São Paulo. “A única coisa mais poderosa que o ódio é o amor”, nos ensina Bad Bunny. Garanta seu exemplar em LojaPerfil.com.br.

+++ LEIA MAIS: Por que Bruce Springsteen quis Jeremy Allen White o interpretando em filme
+++ LEIA MAIS: A música que mudou a vida de Bruce Springsteen
+++ LEIA MAIS: A dica que ajudou Jeremy Allen White a tocar como Bruce Springsteen em filme

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Bruce Springsteen, Frank Sinatra