ULTIMATO

A famosa fala de Axl Rose em show que fez Slash odiá-lo no auge da fama

Em 1989, vocalista causou a ira do guitarrista ao expor publicamente em pleno palco um dos problemas internos do Guns N’ Roses; entenda

Guilherme Gonçalves

Guns N' Roses: Axl Rose e Slash no Rock in Rio 1991
Guns N' Roses: Axl Rose e Slash no Rock in Rio 1991 - Foto: Ke.Mazur / WireImage

Um ultimato que, ao menos por uma noite, quase significou o fim do Guns N’ Roses no auge da fama. Aconteceu em 1989 e levou o guitarrista Slash a dizer que jamais perdoaria o vocalista Axl Rose.

Tudo aconteceu em uma apresentação no Los Angeles Memorial Coliseum, na Califórnia, reduto da banda. Axl, irritado com os recorrentes problemas que o grupo vinha enfrentando com drogas, disparou a seguinte declaração em pleno palco (via American Songwriter):

“Eu odeio fazer isso no palco. Mas eu já tentei de todas as outras maneiras. E, a menos que certas pessoas nesta banda comecem a se recompor, estes serão os últimos shows do Guns N’ Roses que você verá.”

O vocalista do Guns acrescentou, em tom de ameaça:

“Porque estou cansado de tantas pessoas nesta organização ‘dançando com o Sr. Brownstone‘.”

Axl se referia à música “Mr. Brownstone”, que, por sua vez, fazia analogia ao uso de heroína. Segundo o vocalista, a droga estava em alta entre os integrantes, especialmente Slash. O baterista Steven Adler seria até mesmo demitido da banda em 1990, no auge de sua dependência química.

Axl Rose se retrata

No dia seguinte, porém, o frontman do Guns pediu desculpas e jogou panos quentes sobre o assunto. Ao jornal Los Angeles Times, Axl afirmou, se dizendo preocupado com a possibilidade de overdose, por exemplo:

“Eu só não queria ver meus amigos indo embora.”

Slash relembra episódio

Ciente de que o recado era para ele, o guitarrista acabou vestindo a carapuça e não gostou nada da indireta. Anos depois, ele recordou o episódio em entrevista para o documentário Behind the Music, do canal VH1, e disse que aquilo o fez odiar Axl Rose de uma forma imperdoável.

Slash declarou:

“Eu sei que foi direcionado a mim porque eu estava completamente chapado na época. Essa foi uma das coisas que provavelmente me fez odiar o Axl mais do que qualquer outra coisa, algo pelo qual eu provavelmente nunca o perdoei, sem nem mesmo pensar nisso.”

Paz no Guns N’ Roses

Tretas à parte, a situação entre Axl Rose e Slash está resolvida. O guitarrista voltou ao Guns N’ Roses junto do baixista Duff McKagan em 2016. Eles concluíram na última semana uma turnê pelo Brasil, e já têm data para voltar: 4 de abril, no Allianz Parque, em São Paulo, como parte do headliner do festival Monsters of Rock.

+++ LEIA MAIS: O que fez Axl Rose se irritar e atirar microfone em show na Argentina [VÍDEO]
+++ LEIA MAIS: Guns N’ Roses: setlist e o que esperar dos shows no Brasil
+++ LEIA MAIS: Axl Rose mostra bandeira da Palestina durante show do Guns N’ Roses na Colômbia

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: axl rose, guns n roses, guns n' roses, Slash