VALE O INGRESSO

Saiba cachê de show dos Beatles no auge da Beatlemania

Contrato leiloado em 2011 em Los Angeles incluía o valor pago por apresentação da banda na Califórnia e cláusula antirrascista

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Beatles em 1964 (Foto: Fox Photos / Getty Images)
Beatles em 1964 (Foto: Fox Photos / Getty Images)

A dissolução dos Beatles se arrastou por anos, desde os últimos anos da década de 1960 até comecinho de 1970, com uma reta final de vida da banda marcada por algumas rupturas e encerramentos. Alguns anos antes do fim definitivo, uma decisão tomada pelos Fab Four foi a de não fazerem mais turnês.

Foi em 1966 que a maior banda de todos os tempos anunciou que não faria mais apresentações ao vivo. E, de fato, isso não voltou a acontecer.

Depois de um show na Califórnia realizado em 29 de agosto de 1966, o último dos quatro para um público, a única apresentação do grupo foi a lendária performance de cerca de 40 minutos no terraço do prédio em que existia a Apple Corps, em Londres. O show foi interrompido pela polícia por causa de reclamação de barulho pela vizinhança.

Em meio aos conflitos da banda, abrir mão de turnês significou também deixar de faturar alto por não fazer shows. Isso ficou claro em 2011, quando veio a público um contrato de show dos Beatles, colocado à venda em um leilão.

Os Beatles em 1966 (Foto: Cummings Archives / Redferns)
Os Beatles em 1966 (Foto: Cummings Archives / Redferns)

No documento, de 1965, estava uma cláusula em que os Beatles se recusavam a se apresentar para um público segregado na Califórnia, no Cow Palace, em Daly City. Também estava lá o quanto o quarteto inglês faturava por show.

O valor do cachê (via Far Out Magazine) pago por apresentação dos Beatles era de 40 mil dólares em meados dos anos 1960. Isso resulta em pouco mais de 400 mil dólares (aproximadamente R$ 2,1 milhões) em valores atuais.

Em 2011, o contrato foi arrematado por mais de 23 mil dólares em um leilão realizado em Los Angeles.

+++ LEIA MAIS: ‘Pub dos Beatles’, The Cavern Club será inaugurado no Brasil — veja agenda
+++ LEIA MAIS: A gota d’água para o fim dos Beatles, segundo Paul McCartney
+++ LEIA MAIS: O argumento usado por Pete Townshend para detonar os Beatles

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Beatles