O guitarrista a quem Tom Morello ‘deve a vida’
Músico do Rage Against the Machine revela impacto que seu “primeiro herói da guitarra” teve no desenvolvimento de sua paixão pelo instrumento
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
Tom Morello, como era de se esperar, se juntou à legião de músicos renomados que prestaram homenagem a Ace Frehley. O guitarrista original do Kiss faleceu no último dia 16 de outubro, aos 74 anos.
O integrante do Rage Against the Machine e Audioslave foi além de uma simples citação protocolar. Ele fez uma verdadeira declaração de reverência ao Spaceman.
Ao participar do programa Trunk Nation With Eddie Trunk, na rádio SiriusXM (via Guitar.com), Morello afirmou que é impossível superestimar a importância de Ace para o rock e, em especial, sua vida particular.
Inicialmente, ele começou dizendo:
“Ace foi meu primeiro herói da guitarra. O Kiss foi a banda que me fez amar o rock and roll, e ele era o guitarrista principal dessa banda.”

Morello ressaltou, então, o papel de Ace dentro do Kiss e também no desenvolvimento de sua paixão pela guitarra:
“Quer dizer, sem ele, eu não sei se eu teria querido tocar guitarra. Foi totalmente formativo. O Kiss foi a supernova que me fez brilhar e pensar: ‘Ah, isso é algo que eu talvez queira fazer pelo resto da minha vida’. E o guitarrista principal dessa banda, uma parte crucial dela, uma parte indispensável da química original da banda, era Ace Frehley.”
O guitarrista enalteceu:
“Então, não tenho apenas uma dívida artística com ele, mas uma dívida de vida. Cada riff que já surgiu, cada solo de guitarra que já fez parte da minha vida tem em suas origens a marca do DNA de Ace Frehley.”
Tom Morello e a paixão pelo Kiss
Por fim, Morello comparou a importância da imagem de Ace e do Kiss para sua geração ao impacto que gigantes do rock tiveram nos anos 1960:
“Da mesma forma que artistas como Rolling Stones e Beatles capturaram a imaginação de gerações e fizeram as pessoas pensarem: ‘Talvez haja espaço para eu fazer isso também’, o Kiss foi isso para nós. E Ace foi o herói da guitarra mais descolado, que atirava machados e soltava fumaça de Les Pauls, para todos nós.”
A morte de Ace Frehley
Ace Frehley sofreu uma queda em sua casa nos Estados Unidos no início de outubro, após outro tombo ocorrido no fim de setembro. Ele não resistiu a uma hemorragia cerebral.
+++ LEIA MAIS: O subestimado guitarrista que Ace Frehley idolatrava
+++ LEIA MAIS: 10 músicas essenciais de Ace Frehley, do Kiss, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: Ace Frehley foi um grande guitarrista — e merece ser mais reconhecido por isso