CONVERSAS EM ANDAMENTO

O indício de que o Fleetwood Mac pode enfim voltar

Banda responsável pelo clássico álbum Rumours (1977) não se apresenta ao vivo desde 2019 e está inativa desde a morte de Christine McVie em 2022

Guilherme Gonçalves

Stevie Nicks e Mick Fleetwood com o Fleetwood Mac em 2018 (Foto: Michael Tran / FilmMagic via Getty Images)

O Fleetwood Mac pode se reunir nos próximos anos e voltar a trabalhar em projetos que já estariam sendo discutidos nos bastidores neste momento. Essa é a expectativa que movimenta o universo da banda, até então inativa desde 2022.

De acordo com o tabloide The Sun (via site Igor Miranda), há planos para comemorar os 50 anos de Rumours, disco clássico do grupo e que foi lançado em 1977.

Esse seria o principal motivo da reunião e o indício de que os integrantes topariam trabalhar juntos novamente. A ideia é chegar com algo já concreto em 2027.

Dentre os projetos idealizados estariam:

  • um especial de televisão;
  • um documentário sobre o álbum;
  • um show único ao vivo, tudo supostamente previsto para daqui a dois anos.

Fim do Fleetwood Mac

O Fleetwood Mac encerrou atividades oficialmente em 2022 após a morte de Christine McVie. A vocalista e tecladista faleceu aos 79 anos após sofrer um AVC. Ela também já vinha lutando contra um câncer.

A banda anglo-americana, no entanto, não se apresenta ao vivo há mais tempo: desde 2019, antes da pandemia. O último show foi em 20 de novembro daquele ano, no Oracle Park, em São Francisco, Estados Unidos.

Em 2023, a vocalista Stevie Nicks chegou a declarar à Vulture (via site Igor Miranda) que não voltaria a se apresentar com a banda sem contar com Christine McVie ao seu lado:

“Como vou olhar à minha direita no palco e não vê-la atrás daquele órgão Hammond? Quando Christine morreu, percebi que realmente não poderíamos ir mais longe com isso. Não há razão para isso.”

Celebração a Rumours

Os rumores, porém, são de que as conversas para um retorno já estão em andamento. Tanto para homenagear Christine McVie como também as cinco décadas de Rumours.

O disco vendeu mais de 40 milhões de cópias ao redor do mundo e conta com os principais hits do grupo, dentre eles “Go Your Own Way”, “Dreams”, “Don’t Stop”, “You Make Loving Fun” e “The Chain”.

+++ LEIA MAIS: Dua Lipa surpreende fãs com cover de Fleetwood Mac em show
+++ LEIA MAIS: A música que Christine McVie (Fleetwood Mac) escreveu em 30 minutos porque a banda ‘nunca foi feliz’
+++ LEIA MAIS: Stevie Nicks revela como Lindsey Buckingham transformou sua vida em um ‘pesadelo’

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: christine mcvie, Fleetwood Mac, Stevie Nicks