Parceria

John Williams volta a colaborar com Spielberg em novo thriller de ficção científica

Em sua 30ª parceria com o compositor, Spielberg retorna ao tema dos OVNIs ao lado de elenco estelar

Gabriela Nangino (@gabinangino)

John Williams (Foto: Jesse Grant / Correspondente)
John Williams (Foto: Jesse Grant / Correspondente)

Considerado um dos maiores compositores e maestros da história do cinema, John Williams já foi indicado 54 vezes ao Oscar e venceu cinco deles. Ele trabalhou em grandes franquias, como Harry Potter, Star Wars e Indiana Jones, e recebeu a Medalha Nacional de Artes dos Estados Unidos em 2009.

Amigo próximo de Steven Spielberg, Williams assina quase todas as trilhas de seus filmes: a parceria se iniciou em Tubarão (1974), e continuou em clássicos como E.T. O Extraterrestre (1982), Jurassic Park (1993) e A Lista de Schindler (1993). Agora, aos impressionantes 93 anos, ele está confirmado na próxima produção de Spielberg, Disclosure.

Esta é a 30ª colaboração cinematográfica entre o cineasta e o compositor. A notícia foi compartilhada pelo presidente da Juilliard School, Damian Woetzel. “John Williams, que está em Los Angeles fazendo o que faz de melhor, está trabalhando com Steven Spielberg no próximo filme. E isso é algo para se comemorar”, anunciou em evento.

Vencedor de 3 Oscars (Melhor Filme e Melhor Diretor por A Lista de Schindler em 1994 e Melhor Diretor por O Resgate do Soldado Ryan em 1999), Spielberg é reconhecido como um dos cineastas mais influentes da história. Ele é o diretor com a maior quantidade de obras no ranking de 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos, do American Film Institute (AFI).

Steven Spielberg (Foto: Dia Dipasupil/Getty Images)
Steven Spielberg (Foto: Dia Dipasupil/Getty Images)

Seu último projeto, Os Fabelmans, foi lançado em 2022 e recebeu sete indicações ao Oscar. Apesar de não ter levado nenhuma das estatuetas, ele venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama e Melhor Diretor.

O que sabemos sobre Disclosure

O próximo filme será um thriller baseado em uma história original de Spielberg sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) — temática já explorada em produções anteriores do diretor, como E.T.: O Extraterrestre e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977).

Inicialmente, a produção foi intitulada The Dish, mas teve seu nome alterado para Disclosure (em tradução livre, Revelação). O enredo ainda é incerto, mas Spielberg se une ao roteirista de Jurassic Park, David Koepp.

Disclosure marca o retorno do diretor à ficção científica, oito anos após o lançamento de Jogador Nº1 (2018). Em entrevista anterior à BBC, Spielberg já falou sobre sua paixão pelo gênero. “É mais fácil para o público assimilar os alertas da ficção científica sem sentir que estamos pregando para eles”, disse. “Todos os filmes de ficção científica que já vi nos alertam sobre coisas que acabam se tornando realidade.”

Grandes nomes também já estão confirmados no elenco: Josh O’Connor (Rivais), Colin Firth (O Discurso do Rei), Emily Blunt (O Dublê), Colman Domingo (Sing Sing) e Wyatt Russell (Mergulho Noturno).

No dia 25 de junho, durante evento exclusivo de inauguração do Spielberg Theater, nova sala da Universal Pictures, em Los Angeles, o cineasta exibiu algumas cenas inéditas do filme. Segundo a Omelete, Emily Blunt aparece em um dos clipes sendo perseguida por homens de terno, em carros pretos não identificados. O carro da personagem colide com um trem em alta velocidade, e ela e Josh O’Connor tentam escapar pelos destroços.

Produzido por meio de uma parceria entre a Amblin Entertainment e a Universal Studios, a previsão de estreia nos cinemas é 12 de junho de 2026.

+++ LEIA MAIS: ‘Tubarão’ completa 50 anos: o filme que mudou o cinema e criou o blockbuster de verão

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: a lista de schindler, disclosure, ET O Extraterrrestre, franquia Jurassic Park, John Williams, oscar, Steven Spielberg