E AGORA?

‘Luther’ de Kendrick Lamar sai da Hot 100, deixando o top 40 sem músicas de rap pela primeira vez em 35 anos

O hit com participação de SZA liderou a parada Billboard Hot 100 por 13 semanas, mas seus potenciais sucessores no gênero foram excluídos após mudanças nas regras ou aparecem abaixo da posição 40

Larisha Paul

Kendrick Lamar
Após três décadas e meia de presença contínua, o hip-hop deixa o Top 40 da Hot 100 enquanto Taylor Swift e outros artistas ocupam o espaço (Foto: Michael Owens/Getty Images)

O bastão que passou de um hit de hip-hop para outro por mais de três décadas foi derrubado. O single de sucesso “Luther” de Kendrick Lamar e SZA saiu da Billboard Hot 100 após mudanças nas regras da parada que removeram a música após 46 semanas, das quais a canção passou 13 semanas no primeiro lugar. A música ainda era um hit do Top 40 — alcançando a posição 38 em sua última semana — mas não manteve uma colocação na posição 25 ou superior após sua 26ª semana na parada, o que, de acordo com a mudança na regra de recorrência, levou à sua exclusão.

Pela primeira vez desde 1990, o Top 40 da Hot 100 não contém uma única música de rap. O espaço é ocupado, em vez disso, pela totalidade de The Life of a Showgirl de Taylor Swift — agora em sua terceira semana — bem como por hits de Morgan Wallen, Olivia Dean, Kehlani e Alex Warren, cujo single “Ordinary” passou 37 semanas na parada.

Uma parcela significativa das músicas no Top 40 são hits de crescimento lento, como “Love Me Not” de Ravyn Lenae ou “Mutt” de Leon Thomas. Outras, como “Daisies” de Justin Bieber e “Manchild” de Sabrina Carpenter, fizeram estreias altas e permaneceram.

Ainda assim, há algumas músicas de rap pairando logo fora do Top 40 que poderiam romper. “Shot Callin” de YoungBoy Never Broke Again, que estreou na Hot 100 no final de setembro, subiu gradualmente para a posição 43. Não há muita concorrência no gênero. Outras músicas na parada que se qualificam como rap — determinadas por músicas que também são elegíveis na parada Hot Rap Songs, onde “Luther” permanece em primeiro lugar — incluem “Hell At Night” de BigXthaPlug e Ella Langley na posição 50, bem como “Safe” de Cardi B e Kehlani na posição 57.

Vale notar que há rappers na Hot 100 que estão mantendo colocações fora da música rap. “Sugar on the Tongue” de Tyler, the Creator, que aparece na parada Hot R&B/Hip-Hop Songs, passou 14 semanas na parada com uma posição máxima de 41 e uma posição atual de 51. Um pouco mais abaixo, “Jealous Type” de Doja Cat caiu para a posição 57 após atingir o pico na posição 28 em setembro.

+++LEIA MAIS: Entre o funk dos anos 70 e o soul moderno, Leon Thomas encontra equilíbrio em PHOLKS

+++LEIA MAIS: Tyler, the Creator lança deluxe de ‘Chromakopia’ e revela planos de pausa

TAGS: kendrick lamar, SZA, Tyler the Creator