Os 4 melhores filmes da história segundo Jeremy Allen White
Estrela da série ‘The Bear’, ator que está nos cinemas interpretando Bruce Springsteen faz lista com drama, romance, filme de gângster e até musical
Guilherme Gonçalves
Vivendo Bruce Springsteen na cinebiografia Springsteen: Salve-me do Desconhecido, que estreia no Brasil nesta quinta-feira, 30, o ator Jeremy Allen White demonstrou gostar de diferentes estilos ao elencar os seus quatro melhores filmes da história do cinema.
Levado ao estrelato ao interpretar o chef Carmy Berzatto na premiada The Bear, que teve sua quarta temporada em 2025, White citou um filme de gângster, além de um romance, um musical e um drama. A lista quádrupla foi escolhida para a plataforma Letterboxd (via Far Out).
As menções são iniciadas com Os Bons Companheiros (1990), do diretor Martin Scorsese, que reúne Ray Liotta, Joe Pesci e Robert De Niro no elenco para contar os bastidores e dramas da Máfia. O filme se passa em Nova York e conta a carreira de um mafioso desde a infância e mostra seu crescimento nesse ambiente à medida em que é protegido por uma família e ganha relevância (e problemas com a polícia) no mundo do crime.
Jeremy Allen White considera a obra clássica o seu comfort film.
“Tornou-se um filme de conforto para mim. Eu realmente gosto do ritmo. É a edição, é a música, é a jornada. É tudo tão fluido. A cinematografia é tão bonita. Atuações excelentes. Um filme perfeito. Posso assistir na época do Natal. De alguma forma, parece um filme de Natal para mim. Posso assistir no verão. Se não sei o que assistir, eu coloco esse filme.”
A lista segue com A Princesa Prometida (1987), de Rob Reiner, um filme da infância de White. O longa que encanta o intérprete de Bruce Springsteen no cinema conta a história de uma princesa que se apaixona por um camponês, mas o esquece por acreditar que ele está morto. Decidida a se casar com um príncipe, ela é sequestrada e, em meio aos bandidos, está o seu grande amor, numa história que provavelmente não seria retradada por The Boss em suas músicas.
Ele comenta:
“É engraçado, é emocionante, tem fantasia, romance. Meu senso de amor e o que o amor é foi moldado naquele filme, aquela busca e amor inabalável.”
Um clássico e um “recente”
Outro clássico da lista do ator principal de The Bear é Dançando na Chuva (1952), dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly. O ator se derrete pelo filme e conta que o assistiu com as filhas na véspera de Ano Novo e um trecho levou uma delas, a de 4 anos, rir bastante.
“Todos nós estávamos rindo. Gerações, sabe, conseguiram se conectar com a sequência de ‘Singin’ in the Rain’. Tão lindo, realmente é, cada quadro.”
A lista de Jeremy Allen White é encerrada com o italiano A Grande Beleza (2013), de Paolo Sorrentino. O ator confessou que, no cinema, quando assistiu a obra, voltou 45 minutos depois do fim da sessão para vê-lo novamente.
Retrata a vida de um escritor e jornalista após a fama com um romance que lançou. Ele não consegue finalizar mais nenhuma obra e vive como uma celebridade literária, aproveitando os luxos que isso lhe oferece. Movido pelas lembranças de um grande amor, o personagem vai mudar de vida e voltar a escrever.
A Grande Beleza ganhou, em 2014, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
“Tão lindo, tão engraçado às vezes. Tão grandioso, tão estranho. Fez-me pensar sobre minha vida de forma diferente, e é isso que o cinema no mais alto nível pode fazer por você.”
+++ LEIA MAIS: ‘Springsteen: Salve-me do Desconhecido’ divide a comunidade de críticos de cinema
+++ LEIA MAIS: Com vários acertos, ‘Springsteen: Salve-me do Desconhecido’ é um filme sobre depressão
+++ LEIA MAIS: Bruce Springsteen já planeja sequência de ‘Salve-me do Desconhecido’, revela diretor