NASA rebate teoria da conspiração de Kim Kardashian: ‘Sim, nós já fomos à Lua’
No último episódio de The Kardashians, a estrela de reality show insistiu que a missão Apollo 11 foi uma farsa
Charisma Madarang
Durante o último episódio de The Kardashians, da Hulu, Kim Kardashian apoiou a teoria da conspiração de que a aterrissagem na Lua em 1969 foi forjada.
Enquanto estava no set da próxima série dramática All’s Fair, Kardashian tentou convencer sua colega de elenco, Sarah Paulson, de que a viagem além da órbita terrestre não foi real. “Vou te mandar um milhão de artigos com o Buzz Aldrin e o outro”, diz Kardashian a Paulson no episódio.
A estrela de reality show então lê um artigo que menciona Buzz Aldrin — o astronauta que participou da missão Apollo 11 ao lado de Neil Armstrong e Michael Collins — e afirma que o texto aponta para uma farsa. “Eu sempre me envolvo em teorias da conspiração”, diz Kardashian, que depois reforça diante das câmeras que acredita que o pouso nunca aconteceu.
O administrador interino da NASA, Sean Duffy, rebateu os comentários de Kardashian na quinta-feira, escrevendo no X: “Sim, @KimKardashian, nós já fomos à Lua antes… seis vezes!” Duffy também aproveitou a oportunidade para mencionar que o programa Artemis está “voltando sob a liderança” do presidente Donald Trump. “Vencemos a última corrida espacial e venceremos esta também”, acrescentou.
Yes, @KimKardashian, we’ve been to the Moon before… 6 times!
And even better: @NASAArtemis is going back under the leadership of @POTUS.
We won the last space race and we will win this one too 🇺🇸🚀
🎥: Hulu pic.twitter.com/CkexEEPFSv
— NASA Acting Administrator Sean Duffy (@SecDuffyNASA) October 30, 2025
Quanto ao vídeo viral de Aldrin ao qual Kardashian parece estar se referindo — a Reuters publicou um relatório em 2022 desmentindo as teorias da conspiração de que a aterrissagem na Lua não foi real. A agência abordou as alegações, escrevendo: “Usuários de redes sociais estão compartilhando um vídeo do astronauta Buzz Aldrin sendo entrevistado pelo apresentador Conan O’Brien e afirmando que Aldrin, ao comentar sobre partes da transmissão da aterrissagem na Lua terem sido animadas, prova que tudo foi forjado.”
Esclarecendo que o vídeo foi tirado de contexto, a organização afirmou que Aldrin se referia às “animações usadas pelas emissoras na época em suas coberturas do pouso na Lua, intercaladas com imagens reais” — antes de fazer a checagem final: “A aterrissagem na Lua realmente aconteceu, e homens caminharam na Lua.”
+++LEIA MAIS: Astronauta da NASA registra furacão Milton do espaço; assista