Tudo o que sabemos sobre ‘Disclosure’, novo filme de Steven Spielberg
O aguardado lançamento conta com um elenco de peso, incluindo Josh O’Connor (Rivais), Colin Firth (O Discurso do Rei) e Emily Blunt (O Dublê)
Gabriela Nangino (@gabinangino)
Após o sucesso do drama semi-autobiográfico Os Fabelmans (2022), indicado sete vezes ao Oscar, alguns críticos acreditaram que essa seria a despedida de Steven Spielberg das telonas. Em junho de 2025, porém, o cineasta declarou que não pretende parar tão cedo: “A ideia de me aposentar nunca passou pela minha cabeça. Eu continuo motivado pelas histórias que ainda não contei”, disse em evento.
Vencedor de três estatuetas do Oscar (Melhor Filme e Melhor Diretor por A Lista de Schindler em 1994; Melhor Diretor por O Resgate do Soldado Ryan em 1999), Spielberg é reconhecido como um dos cineastas mais influentes da história. Agora, aos 78 anos, ele trabalha em mais um longa-metragem, provavelmente nomeado Disclosure.
Este filme marca o retorno do diretor à ficção científica – sua última produção no gênero foi Jogador N 1, lançado em 2018. Em entrevista à BBC, Spielberg já falou sobre sua paixão pelo gênero. “É mais fácil para o público assimilar os alertas da ficção científica sem sentir que estamos pregando para eles”, disse. “Todos os filmes de ficção científica que já vi nos alertam sobre coisas que acabam se tornando realidade.”
Abaixo, veja tudo o que sabemos sobre Disclosure, próximo filme de Steven Spielberg.
Qual a história de Disclosure?
A sinopse de Disclosure ainda não foi divulgada, mas sabemos que o longa é um thriller sobre sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) — temática já explorada em produções anteriores do diretor, como E.T. O Extraterrestre (1982) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977). Recentemente, Spielberg também produziu o documentário Encontros Extraterrestres para a Netflix, que explora histórias reais de contatos humanos com fenômenos de outro mundo.
A trama será baseada em uma história original de Spielberg a partir do roteiro de David Koepp, que escreveu obras como Jurassic Park (1993), Missão Impossível (1996), Homem-Aranha (2002) e O Código Da Vinci (2006). Inicialmente, a produção foi intitulada The Dish, mas teve seu nome alterado para Disclosure (em tradução livre, Revelação).
Quem fará a trilha sonora de Disclosure?
A trilha sonora é de John Williams, amigo próximo de Spielberg e indicado ao Oscar 54 vezes. Williams assina as trilhas de 30 clássicos do diretor, dentre eles Tubarão (1974), E.T. O Extraterrestre (1982) e Jurassic Park (1993).
Quem será o diretor de fotografia de Disclosure?
Janusz Kamiński é o diretor de fotografia: ele ocupou esse cargo em todos os filmes de Spielberg desde A Lista de Schindler, em 1993.
Quem está no elenco de Disclosure?
Alguns dos grandes nomes confirmados no elenco de Disclosure são Josh O’Connor (Rivais), Colin Firth (O Discurso do Rei), Emily Blunt (O Dublê), Eve Hewson (Flora e Filho – Música em Família), Colman Domingo (Sing Sing) e Wyatt Russell (Mergulho Noturno).
As filmagens se iniciaram em fevereiro de 2025 e, em junho, Spielberg revelou cenas inéditas durante o evento de lançamento da Spielberg Theater, nova sala da Universal Pictures, em Los Angeles. A sala que homenageia o diretor conta com tecnologia de ponta, incluindo projeção Dolby Vision 4K, som Dolby Atmos e suporte a formatos em 35mm e 70mm.
Segundo o Cinepop, Emily Blunt aparece em um dos clipes sendo perseguida por homens de terno, em carros pretos não identificados. O carro da personagem colide com um trem em alta velocidade, e ela e Josh O’Connor tentam escapar pelos destroços.
Colin Firth surge com uma aparência enigmática, possivelmente como o antagonista da trama, dentro de uma sala que remete a centros de comando militares ou da NASA. Já os personagens de Eve Hewson e Colman Domingo aparecem envolvidos em uma trama de perseguição e conspiração.
Quando será o lançamento de Disclosure?
Produzido por meio de uma parceria entre a Amblin Entertainment e a Universal Studios, a previsão de estreia é 12 de junho de 2026.
+++ LEIA MAIS: Os únicos 7 filmes perfeitos da história, segundo Quentin Tarantino