TEMOS PROBLEMAS

Por dentro do momento bem assustador de ‘Vendedor de Ilusões’ em ‘It: Bem-Vindos a Derry’

A produtora executiva de Welcome to Derry, Barbara Muschietti, contou à Rolling Stone sobre a decisão de incluir uma música do musical vencedor do Tony Award

ROLLING STONE EUA

'It Bem-Vindos à Derry' (Foto: Reprodução/HBO)
'It Bem-Vindos à Derry' (Foto: Reprodução/HBO)

O primeiro episódio da nova série da HBO, It: Bem-Vindos a Derry, entregou uma televisão genuinamente sombria. A produção é um prelúdio de It – A Coisa, de Stephen King, ambientado em 1962 na cidade fictícia de Derry, no Maine. Embora não seja diretamente baseado em nenhum dos romances de King, o seriado se inspira no livro de 1986 e em sua mitologia para criar uma trama original. E, caso você ainda não tenha assistido — aviso justo — há spoilers a seguir. (Embora talvez você queira saber com antecedência em que tipo de pesadelo está prestes a entrar.)

Do desaparecimento do garoto local Matthew Clements ao massacre no cinema cometido por um bebê demoníaco (sim, isso realmente acontece), a estreia de uma hora foi repleta de terror. Mas além dos horrores exibidos na tela, houve outro elemento que tornou o prelúdio de It ainda mais perturbador: Vendedor de Ilusões. Não, não se trata de um músico de rua sinistro com um theremin, mas do filme lançado em 1962, dirigido por Morton DaCosta.

Os showrunners de Bem-Vindos a Derry reutilizaram de forma genial uma das músicas de Vendedor de Ilusões como trilha sonora fantasmagórica da descida de Derry à loucura.

Para quem não conhece a história, Vendedor de Ilusões conta a trajetória do carismático golpista Harold Hill (interpretado por Robert Preston), que chega à pequena e perfeita cidade de River City, em Iowa. Seu golpe consistia em convencer os moradores a comprar instrumentos para uma banda mirim (que nunca existiria), embolsar o dinheiro e desaparecer tão rápido quanto chegou. O musical — originalmente um espetáculo da Broadway — foi escrito pelo compositor americano Meredith Willson e trazia sucessos como “Seventy-Six Trombones”, “The Wells Fargo Wagon” e “(Ya Got) Trouble”.

Vendedor de Ilusões recebeu um dos primeiros prêmios Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical, e a interpretação de Preston em “(Ya Got) Trouble” lhe rendeu até uma indicação ao Globo de Ouro.

Essa mesma música teve um papel especial — ou melhor, arrepiante — em Bem-Vindos a Derry. Os versos “Ya got trouble, my friend” (“Você tem problemas, meu amigo”) ecoam discretamente, mas de forma inquietante, ao fundo de alguns dos momentos mais tensos do episódio. O que antes era uma canção alegre e típica da Broadway dos anos 1960 agora soa como um aviso sombrio aos moradores de Derry.

HBO e Warner Bros. chamaram os irmãos Andy e Barbara Muschietti para produzir Bem-Vindos a Derry, depois do sucesso deles como produtores executivos em outras adaptações recentes de Stephen King, incluindo It e It – Capítulo Dois (2019).

Andy e eu queremos fazer um musical há muito tempo — e vamos fazer em algum momento. Então Andy achou que seria ótimo abrir o episódio com um número musical original [da Broadway]”, contou Barbara à Rolling Stone. “E ‘problemas’ é exatamente o que essa cena ameaçadora representava. O filme Vendedor de Ilusões fala sobre o medo sendo usado como arma em uma cidade pequena, então os temas estão muito alinhados.”

Décadas após sua estreia — e anos antes de ser referenciado em Bem-Vindos a Derry —, o musical se tornou um marco da cultura pop, sendo uma das músicas mais tocadas nos parques temáticos da Disney e aparecendo em filmes cult como O Melhor Amigo da Noiva (2008). Em 2003, Matthew Broderick interpretou Harold Hill em uma adaptação para a TV. Em 2012, o criador de Family Guy, Seth MacFarlane, apresentou “(Ya Got) Trouble” no BBC Proms, série de concertos que destaca novos talentos no Reino Unido.

Mais recentemente, a remontagem da Broadway em 2022 trouxe Hugh Jackman como Harold Hill ao lado de Sutton Foster — o próprio Wolverine cantando “Ya Got Trouble” incontáveis vezes ao longo de uma temporada de um ano. Lendas do teatro como Patti LuPone também já interpretaram a música (ela a apresentou no Carnegie Hall em 2002), e ela foi parodiada em séries como Os Simpsons e Crazy Ex-Girlfriend.

Mas mais do que uma canção popular, Barbara e Andy Muschietti a escolheram por seus temas sombrios. “Perigo, perigo. Algo está chegando. Uma nuvem está se formando. Há problemas à vista. E é disso que It trata. É disso que Pennywise trata — de manter essa mensagem constante de que você nunca está seguro, porque há algo perigoso logo ali na esquina”, explicou Barbara. “Nossa trilha sonora e nosso score trazem várias faixas dos anos 60, cheias de ingenuidade, beleza e doçura, enquanto o que acontece em Derry é terrível e aterrorizante.”

Além de a música de Vendedor de Ilusões aparecer no primeiro episódio, na cena de abertura o cinema local da cidade exibe o próprio filme — com Matthew Clements presente antes de desaparecer. Ao longo do episódio, “(Ya Got) Trouble” ecoa de forma assustadora pelos canos e ralos, chegando até outras crianças da comunidade e as convocando a procurar Matty. Do começo ao fim, ela funciona como um sinistro presságio de que algo sombrio está prestes a acontecer em Derry.

+++LEIA MAIS: Os Easter eggs do Universo DC no episódio de estreia de ‘IT: Bem-Vindos a Derry’

TAGS: hbo, it, It: Bem-Vindos à Derry, música, The Music Man, Vendedor de Ilusões