CONVIDADOS

Saiba quem cantará com o Soundgarden no Rock and Roll Hall of Fame

Banda de Seattle e mais seis artistas, como White Stripes, Bad Company e Joe Cocker, vão entrar para a instituição em cerimônia no dia 8 de novembro

Guilherme Gonçalves

Soundgarden sem Chris Cornell (E-D): Ben Shepherd, Matt Cameron e Kim Thayil nos anos 2010
Soundgarden sem Chris Cornell (E-D): Ben Shepherd, Matt Cameron e Kim Thayil nos anos 2010 (Foto: John Lamparski/WireImage via Getty Images)

No próximo sábado, 8, o Soundgarden e mais seis artistas — dentre eles, White Stripes, Bad Company, Joe Cocker e Cyndi Lauper — entrarão para o Rock and Roll Hall of Fame. A cerimônia que oficializa os novos membros da instituição acontecerá no Peacock Theater, em Los Angeles, Estados Unidos.

Havia certa expectativa sobre quem se apresentaria com o Soundgarden na ocasião, tendo em vista que o vocalista Chris Cornell faleceu em 2017. O mistério foi encerrado na semana passada, durante uma entrevista dos membros remanescentes – o baterista Matt Cameron, a guitarrista Kim Thayil e o baixista Ben Shepherd – ao jornal Seattle Times.

Eles subirão ao palco acompanhados por Brandi Carlile, Taylor Momsen (The Pretty Reckless) e Jerry Cantrell (Alice in Chains). Além disso, haverá participações dos guitarristas Mike McCready (Pearl Jam) e Nancy Wilson (Heart), bem como de Hiro Yamamoto, baixista original do Soundgarden.

Na entrevista, Matt Cameron afirmou:

“Queríamos manter o foco em Seattle o máximo possível e incluir algumas pessoas que estavam conosco desde o início.”

Soundgarden em 1989 - Foto: Krasner / Trebitz / Redferns
Soundgarden em 1989 – Foto: Krasner / Trebitz / Redferns

Kim Thayil acrescentou:

“Ter nossos colegas, amigos e colaboradores criativos daqui compartilhando isso conosco é muito importante. É muito importante porque faz parte da nossa identidade. Não somos simplesmente ‘caras do rock’ da banda Soundgarden. Somos caras do rock da banda Soundgarden que ajudaram a estabelecer a cena e o som de Seattle. A geografia é muito importante para a nossa identidade. É onde estamos, é de onde viemos. É quem somos.”

Cameron disse ainda que a entrada do Soundgarden ao Rock and Roll Hall of Fame faz jus ao legado de Chris Cornell e da banda:

“Acho que Chris teria realmente apreciado este momento de reconhecimento, porque ele estava sempre em movimento como artista. Ele estava sempre buscando a próxima fase de sua carreira como compositor e intérprete… Talvez no futuro ele seja reconhecido como artista solo ou pelo Temple of the Dog ou algo assim, porque sua contribuição para a música foi absolutamente imensa.”

A “classe de 2025” do Rock and Roll Hall of Fame conta com: White Stripes, Outkast, Soundgarden, Cyndi Lauper, Joe Cocker, Bad Company e Chubby Checker.

O evento terá transmissão ao vivo no Disney+, tanto no Brasil quanto no exterior. Em território nacional, será possível assistir nos 30 dias seguintes na mesma plataforma de streaming.

Soundgarden também terá álbum póstumo

Os integrantes remanescentes do Soundgarden estão trabalhando em um álbum póstumo com material gravado por Chris Cornell entre 2015 e 2016, pouco antes de sua morte.

Cerca de 70% do disco já foi concluído e, de acordo com Kim Thayil, será uma forma de celebrar o vocalista de forma honesta e respeitosa:

“É uma forma de homenagear nosso amado irmão. Tudo isso tem um peso emocional e criativo muito maior, e não encaramos isso de forma leviana.”

+++ LEIA MAIS: Rock and Roll Hall of Fame: Soundgarden, White Stripes e mais são eleitos
+++ LEIA MAIS: Duda Beat usa guitarra signature de Chris Cornell no The Town: ‘só 250 no mundo’
+++ LEIA MAIS: ‘Sinto falta de Chris Cornell todos os dias’, admite Tom Morello

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Brandi Carlile, chris cornel, jerry cantrell, soundgarden, Taylor Momsen