OUTRA VEZ

Kanye West adia pela sexta vez seu álbum e alimenta teorias de que ele nunca será lançado

Apesar de geralmente inclinado a lançamentos inesperados, o rapper soma mais um atraso e alimenta especulações de que o disco pode ser descartado

Kadu Soares (@soareskaa)

Kanye West
Rapper adia BULLY pela sexta vez e fãs questionam se álbum será lançado; show no Brasil acontece antes da nova data prevista para dezembro (Foto: MEGA/GC Images)

O rapper Kanye West adiou novamente o lançamento de seu aguardado álbum BULLY, desta vez para 12 de dezembro de 2025. Essa é a sexta data indicada desde seu anúncio no ano passado.

A interrupção repetida vem em meio a uma trajetória de atrasos, polêmicas e expectativas cada vez maiores dos fãs, que a essa altura, já começam a duvidar se o álbum será de fato entregue como prometido ou simplesmente descartado.

O disco, que havia sido inicialmente anunciado em setembro de 2024, foi empurrado várias vezes (incluindo datas para junho, julho, setembro e novembro) antes da última data oficial.

Versões preliminares do projeto já haviam sido disponibilizadas de forma não convencional (inclusive com vocais gerados por inteligência artificial) e retiradas depois. Além disso, Ye também lançou alguns singles, há alguns meses.

Kanye West tem um show único no Brasil marcado para 29 de novembro, mas ainda sem local definido.

Só problemas…

Desde o lançamento problemático de Vultures 1 (2024), considerado “espantosamente incompleto e com samples não autorizados”, o ciclo de reprovação à atuação musical de Kanye West parece se aprofundar. Logo em seguida, o segundo volume do projeto, Vultures 2, foi lançado às pressas após múltiplos adiamentos, sofreu críticas severas por qualidade técnica e mixagem, e uso indisfarçável de inteligência artificial.

Esse ano, Kanye relançou Donda 2, disponibilizado inicialmente no Stem Player, agora foi reeditado. O projeto vendeu muito abaixo das expectativas e se viu envolvido, mais uma vez, em disputas de samples, pagamento de produtores e vazamentos de faixas.

Tudo isso leva a crer que o mais recente adiamento de BULLY, confirmado como a sexta data, não é apenas um atraso natural. É o sintoma de uma estratégia cada vez mais instável: entre uso massivo de inteligência artificial, cronogramas sem cronologia, samples não liberados e mudanças de escopo repentinas, Kanye parece patinar entre lançar arte bruta e cumprir compromisso musical — e os fãs, cansados de promessas, começam a duvidar se o álbum realmente sairá.

+++LEIA MAIS: Os 10 rappers mais influentes do século XXI segundo a Revista Vibe

+++LEIA MAIS: Travis Scott para Ye: ‘Talvez tenhamos que nos encontrar em breve’

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: Kanye West