ORIENTAÇÃO MÉDICA

Milton Nascimento ainda não sabe da morte de Lô Borges; veja quando ele será informado

Notícia deve ser compartilhada ao cantor e compositor, com saúde debilitada, no próximo sábado [8], conforme recomendação médica

Igor Miranda (@igormirandasite)

Milton Nascimento e Lô Borges
Morte de Lô Borges relembra legado do Clube da Esquina, movimento que uniu Milton Nascimento e músicos mineiros em obra histórica da MPB (Foto: Reprodução/Instagram)

A notícia da morte de Lô Borges, ocorrida no último domingo, 2, e divulgada ao mundo na segunda-feira, 3, ainda não chegou a Milton Nascimento. O cantor e compositor de 83 anos, que atualmente enfrenta uma série de problemas de saúde, será avisado a respeito da perda somente no próximo sábado, 8.

Augusto Nascimento, filho de Milton, revelou a situação em entrevista à Folha de S.Paulo. Ele e a família estão seguindo uma orientação médica. O falecimento de Lô será informado no fim de semana justamente por ser o período em que ocorre uma consulta de rotina.

Por sequer saber do que aconteceu, Milton não compareceu ao velório, realizado nesta terça-feira, 4, em Belo Horizonte. Ao jornal, Augusto declarou:

“É uma coisa que vai abalar ele profundamente. O Lô era como o irmão caçula dele. Então eu e o médico escolhemos, pelo momento que estamos passando, contarmos juntos para ele [Milton], porque se tiver alguma intercorrência ele estará assistido e seguro.”

Lô Borges (Foto: Reprodução/Instagram)

Beto Guedes, outro membro do Clube da Esquina, não compareceu ao velório de Lô nesta terça, 4. De acordo com o filho, Gabriel, o pai de 74 anos sabe da perda e está desolado.

“Fui ontem [segunda-feira, 3] falar com ele, está na oficina cortando madeiras, meio ‘alto’, uma coisa completamente fora do ar. Ele não dá conta, não tem estrutura emocional para poder vir aqui.”

A morte de Lô Borges

Lô Borges, membro fundador do Clube da Esquina, morreu aos 73 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele passou 16 dias internado devido a uma intoxicação medicamentosa acidental e sofreu constantes pioras no quadro até vir a óbito no último domingo, 2.

A equipe de Milton Nascimento chegou a publicar um comunicado em nome do artista lamentando a perda. Pelas redes sociais, o time afirmou:

“Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina. Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos”, escreveu. “Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte, lá nos anos 60 e, principalmente, ao seu filho Luca. Descanse em paz, Lô.”

A saúde de Milton Nascimento

Milton Nascimento foi diagnosticado recentemente com demência por corpos de Lewy. Meses antes, seu filho, Augusto, revelou que o pai está com Parkinson.

Milton Nascimento (Foto: Divulgação)
Milton Nascimento (Foto: Divulgação)

O artista demonstrou os primeiros sintomas da demência por corpos de Lewy neste ano. Foram percebidos lapsos de memória, alterações de apetite, olhar fixo e histórias contadas de forma repetida.

Após uma bateria de exames em abril, um médico que acompanha Milton há uma década pediu novas checagens, visto que se espantou com a piora cognitiva do músico. Em seguida, veio a confirmação da demência por corpos de Lewy.

O problema de saúde representa um tipo de demência que vem junto de alterações de comportamento, cognição e movimento. São combinados sintomas parecidos com o do Alzheimer além de distúrbios motores comumente relacionados ao Parkinson.

+++ LEIA MAIS: A homenagem de Milton Nascimento a Lô Borges, que nos deixou
+++ LEIA MAIS: ‘Clube da Esquina’, de Lô Borges e Milton Nascimento, foi reconhecido em lista da Rolling Stone EUA
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: beto guedes, clube da esquina, lô borges, Milton Nascimento