NOVA SÉRIE

‘The Death of Bunny Munro’: Matt Smith estrela adaptação sombria de Nick Cave para TV

Com trilha sonora de Nick Cave e Warren Ellis, a série estreia em 20 de novembro com uma narrativa perturbadora sobre culpa, vício e laços familiares

Daniela Swidrak (@newtango)

Matt Smith como Bunny Munro (Foto: Reprodução Youtube)
Matt Smith como Bunny Munro (Foto: Reprodução Youtube)

O personagem literário mais controverso de Nick Cave ganhou vida nas telas. O primeiro trailer de The Death of Bunny Munro foi divulgado, revelando Matt Smith no papel principal da série de seis episódios que adapta o segundo romance do músico australiano, publicado originalmente em 2009.

Smith, indicado ao BAFTA e ao Emmy por trabalhos em Doctor Who, The Crown e House of the Dragon, interpreta Bunny Munro, um vendedor porta a porta que embarca em uma viagem de carro com seu filho pequeno após o suicídio da esposa. O jovem ator Rafael Mathé faz sua estreia na televisão como Bunny Junior.

No trailer, Bunny leva Junior para uma jornada movimentada de vendas por Brighton e o litoral ao redor, região familiar a Cave, que mora na costa inglesa há décadas. “Meu pai é o melhor vendedor do mundo”, diz Bunny Junior no vídeo. O garoto não faz ideia de quem realmente é seu pai.

O clipe tem trilha sonora de “Black Magic” de Jarvis Cocker e “Bright Horses” do próprio Cave, ambientando a narrativa sombria que se desenrola pela Inglaterra meridional.

A sinopse oficial descreve a trama: “Após o suicídio de sua esposa Libby, o viciado em sexo, vendedor porta a porta de produtos de beleza e autoproclamado conquistador Bunny Munro se vê preso com um filho pequeno e apenas uma vaga noção do que é ser pai. Juntos, ele e Bunny Junior, de nove anos, embarcam em uma épica e cada vez mais descontrolada viagem pelo sul da Inglaterra enquanto lutam para conter seu luto de maneiras muito diferentes”.

Enquanto Bunny pula de um discurso de vendas para outro tentando seduzir qualquer mulher que encontra, Bunny Junior passa o tempo conversando com o fantasma da mãe e se distraindo da percepção crescente de que seu pai não é apenas falível, ele é um grande desastre. Conforme começa a desmoronar, Bunny percebe que precisa fazer algo para resgatar seu filho de suas próprias noções ultrapassadas sobre o que é ser um homem.

O elenco conta ainda com Sarah Greene como Libby, Johann Myers como Poodle, Robert Glenister, Alice Feetham, David Threlfall, Lindsay Duncan e Elizabeth Berrington.

A série foi escrita pelo vencedor do BAFTA Pete Jackson e dirigida por Isabella Eklöf, indicada ao BAFTA, com trilha original de Cave e seu colaborador de longa data Warren Ellis. Cave também atua como produtor executivo. A produção é da Clerkenwell Films em associação com a Sky Studios.

“Trabalhar ao lado de Nick Cave em The Death of Bunny Munro parece uma grande honra”, declarou Smith quando o projeto foi anunciado. “É uma exploração brilhante de amor, luto e caos. No coração, uma história profunda, difícil e terna sobre um pai e filho lidando com perda e mudança”.

A Morte de Bunny Munro é o segundo romance de Cave, escrito 20 anos após seu livro de estreia E o Burro Viu o Anjo de 1989. O livro recebeu críticas positivas quando foi lançado, sendo descrito pelo Saturday Times como algo que “se lê como um bom filme indie”.

A série estreia em 20 de novembro na Sky Atlantic e nos serviços de streaming Now e Binge. Para Cave, que recentemente viu seu álbum Wild God ser indicado a dois Grammy (melhor álbum de música alternativa e melhor performance de música alternativa), a adaptação marca mais um capítulo de uma carreira que transita livremente entre música, literatura e, agora, televisão.

A produção promete ser uma parábola moderna impiedosa e obscuramente cômica, assim como um retrato sensível da complexa relação entre pai e filho, temas que Cave domina tanto nas páginas quanto nas músicas.

+++ LEIA MAIS: Florence Welch revela apoio decisivo de Nick Cave em ‘Everybody Scream’: ‘Ele entendeu o que eu estava enfrentando’
+++ LEIA MAIS: Nick Cave e Bryce Dessner (The National) se unem para trilha do filme Train Dreams

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: Alice Feetham, David Threlfall, Elizabeth Berrington, Isabella Eklöf, Johann Myers, Lindsay Duncan, Matt Smith, Nick Cave, Pete Jackson, Robert Glenister, sarah greene, the-death-of-bunny-munro, warren ellis