DECLARAÇÃO

‘Sou fruto das leis de incentivo à cultura’, afirma Wagner Moura, de ‘O Agente Secreto’

Ator reflete sobre memória, cultura e o papel das políticas públicas no fortalecimento do cinema brasileiro

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

‘Sou fruto das leis de incentivo à cultura’, afirma Wagner Moura, de ‘O Agente Secreto’-2237572572 (Andreas Rentz/Getty Images for ZFF)

Durante a coletiva de imprensa de O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 6 de novembro, o ator Wagner Moura (Guerra Civil) falou sobre o papel da memória e da cultura na formação da identidade brasileira, e fez questão de lembrar de onde veio: “Eu sou fruto das leis de incentivo à cultura”, afirmou.

Na Bahia, nos anos 1990, houve leis que possibilitaram que atores do teatro baiano — como eu, o Lázaro [Ramos], o Vladimir [Brichta] — pudéssemos existir como artistas.” Para Wagner, os ataques recentes às políticas culturais no país são sintoma de um distanciamento perigoso entre o Brasil e sua própria imagem. “Nenhum país se desenvolve sem se olhar, sem se ver”, disse. “Quando a gente vai pra fora com um filme como esse e as pessoas veem o Brasil, é um bônus. Mas o mais importante é que somos nós aqui nos vendo.

O ator ressaltou ainda que o cinema brasileiro tem uma tradição de buscar entender o próprio país. “Desde o Cinema Novo, a pergunta é essa: que país é esse em que a gente vive?”, afirmou. “O cinema brasileiro nasce tentando responder a isso.” Ele destacou Kleber Mendonça Filho como um cineasta que atua também como historiador, “documentando as coisas” e resgatando memórias apagadas.

Relembrando sua experiência como diretor de Marighella e o recente Malês, de Antônio Pitanga, Wagner disse que sempre quis ver revoltas populares contadas no cinema. “São histórias que geralmente são colocadas numa prateleira estranha da história do Brasil”, observou. “A memória é importante. O jornalismo, a universidade, a sociedade como um todo têm a obrigação de preservá-la, para que cresçamos, para que nos entendamos, para que nos vejamos.

Qual é a história de O Agente Secreto?

Em O Agente Secreto, Marcelo (Wagner Moura) é um professor universitário, que foge para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, ao chegar na cidade, onde acredita que está seguro até conseguir fugir do país com o filho pequeno, ele descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto.

Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési. Assista ao novo trailer da novidade a seguir:

LEIA TAMBÉM: ‘O Agente Secreto’: Marcado para morrer no Carnaval de Recife

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: festival de cannes, kleber mendonça filho, O Agente Secreto, oscar, oscar 2026, tania-maria, wagner moura