O pedido do diretor de ‘O Agente Secreto’ recebido por todos os cinemas do Brasil
Kleber Mendonça Filho enviou carta para responsáveis por exibição sobre especificações técnicas relativas ao seu novo filme, lançado na última semana
Pedro Hollanda
Após circular por várias cidades e festivais do Brasil e do mundo afora, incluindo o Festival de Cannes e a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho (Retratos Fantasmas), finalmente pode ser conferido pelo público brasileiro. E o cineasta compartilhou um pedido curioso feito aos exibidores de todo o país.
Em post na sua conta do X/Twitter, o diretor mostrou uma carta enviada aos responsáveis pelo equipamento técnico dos cinemas que vão exibir o longa. O conteúdo foca principalmente no som das salas.
Ele escreveu:
“Aos Operadores de Projeção & Chefias Técnicas, Gerentes e Responsáveis pelos Cinemas onde O Agente Secreto estará em cartaz.
Escrevo para vocês – de norte a sul do Brasil – que são tão importantes na manutenção do mercado exibidor de Salas de Cinema. Peço uma atenção especial com O Agente Secreto em relação ao SOM. Meu pedido: que passem o filme com o Volume ALTO. Assim, terão os melhores resultados junto ao público e estaremos mais próximos do trabalho feito durante meses na mixagem sonora deste filme brasileiro. E garantia também de um impacto maior desse filme na sua programação. Se a sua sala estiver calibrada, o VOLUME sugerido é 7.5. Se esse volume não corresponder à sua sala (alto demais ou ainda abaixo do ideal), é possível testar o som e avançar o filme para aproximadamente a marca dos 95 minutos. A cena do carnaval (o momento mais alto do filme) deverá soar muito forte, como estar dentro do carnaval. Sim, esse momento deve chegar a um nível impressionante, mas seguro tecnicamente. Com os diálogos inteligíveis em alto e bom som, há outros momentos de grande força sonora em O Agente Secreto. Eles irão se destacar naturalmente caso o Volume esteja correto. Muito obrigado pela atenção, e que tenham boas exibições de O Agente Secreto para nossas platéias brasileiras.”
Ontem, cinemas de todo o 🇧🇷 receberam esse meu pedido enviado pela @vitrine_filmes.
Faz uma diferença danada e não é só filme estrangeiro que tem sonzão ⚡️.
Se o público sai de casa para ir ao cinema, é bom ter a experiência completa. 🦵🏼
Como estava o som na sua sessão? 🗣️ pic.twitter.com/Fi48WPCQMy
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) November 7, 2025
O aviso geral de cuidado com a qualidade de exibição é justificado quando consideramos o tamanho do lançamento. O Agente Secreto estará disponível em 700 salas de cinema pelo país, algo normalmente reservado para blockbusters estrangeiros.
Em crítica publicada pela Rolling Stone Brasil, Angelo Cordeiro escreveu sobre o filme:
“É justamente essa capacidade de unir sensibilidade e atenção histórica que torna O Agente Secreto tão poderoso: um retrato do Brasil que éramos, que somos e que precisamos compreender, lembrando que só pelo entendimento do passado, pelo cuidado com a memória e pelo investimento em estudo e reflexão podemos resistir, imaginar e transformar. Kleber Mendonça Filho não se limita a filmar uma época ou uma cidade; ele nos desafia a encarar nossa própria história, garantindo que ela não se perca e, assim, continue a inspirar ações, questionamentos e possibilidades de um futuro no qual os próximos carnavais sejam marcados não pela contagem de corpos, e sim pela contagem de beijos dados na boca.”
Qual é a história de O Agente Secreto?
Em O Agente Secreto, Marcelo (Wagner Moura) é um professor universitário, que foge para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, ao chegar na cidade, onde acredita que está seguro até conseguir fugir do país com o filho pequeno, ele descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto.
Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési.
+++ LEIA MAIS: ‘O Agente Secreto’: Marcado para morrer no Carnaval de Recife
+++ LEIA MAIS: ‘Sou fruto das leis de incentivo à cultura’, afirma Wagner Moura, de ‘O Agente Secreto’
+++ LEIA MAIS: Kleber Mendonça Filho justifica final de Wagner Moura em ‘O Agente Secreto’